Dorico da SilvaA seção ‘‘Antes & Depois’’, da home page de odontologia, apresenta os resultados conseguidos com tratamentos específicosInstalada desde dezembro do ano passado, a página Odontologia Integrada tem chamado a atenção de muita gente que navega pela Internet. A página foi elaborada por Marcus Vinícius Ferreira e Jurandir Alves Ferreira, profissionais da área em Londrina. O site apresenta oito seções, mas duas delas são as mais atrativas: ‘‘Antes & Depois’’, com fotos de problemas e das soluções alcançadas, e ‘‘Perguntas e Respostas’’ sobre várias dúvidas relacionadas a tratamento dentário.
No ‘‘Antes & Depois’’ há uma série de exemplos como tratamento de dentes manchados ou escurecidos, dentes com tamanho desproporcional em relação aos outros, dentes com cárie, dentes anteriores com espaço muito grande, dentes fraturados, restauração de amálgama onde o resultado estético é insatisfatório, dentes com manchas, prevenção de cáries etc. Por exemplo, quando um paciente tem dentes fraturados, a solução sugerida pelos dentistas é restauração com resina ou colagem de fragmento. Ou no caso de dentes anteriores com espaço muito grande, a solução é o fechamento com acréscimo de resina (sem desgaste algum no dente) ou facetas de resina ou porcelana.
Na seção de perguntas e respostas, há vários itens como prevenção (dentes de leite e odontologia para gestantes), estética (facetas laminadas, microabrasão, clareamento), endodontia (tratamento de canal), prótese (substituição de dentes perdidos ou muito destruídos), implantes odontológicos e periodontia (tratamento de gengiva, do ligamento periodontal e do osso de sustentação do dente). No caso de tratamento de canal, por exemplo, o site traz respostas para várias perguntas, como o que é o tratamento endodôntico, quais os sintomas característicos para se iniciar o tratamento, se é dolorido ou não, número de sessões necessárias etc.
Informação Jurandir Alves Ferreira é especialista em Periodontia e Reabilitação Bucal, e Marcus Vinícius Turino Ferreira, em Odontologia Estética e Odontologia Preventiva. A idéia inicial dos dois em relação à home page era passar para as pessoas informações sobre a área odontológica. Marcus Ferreira conta que fez um levantamento completo sobre odontologia para criar a página. ‘‘Quisemos mostrar um preview do tratamento, dicas sobre higienização e perguntas e respostas sobre quase todas as especialidades odontológicas’’.
Segundo Ferreira, a home page abrange muitos assuntos relacionados a Odontologia e ‘‘traz muito de modernidade’’. Ele lembra que em dois meses a página receberá um acréscimo de informações. ‘‘Recebemos um novo sistema de diagnósticos e queremos passar dicas para as pessoas’’
A página é bastante visitada e os profissionais recebem e-mails de todo o País. ‘‘No Paraná, fora a Associação Odontológica do Norte do Paraná, a nossa é a única página relacionada exclusivamente ao assunto’’. Marcus Ferreira observa que procura responder todas as mensagens num prazo de 24 horas.
As outras seções da home page trazem informações sobre os profissionais, Guestbook (livro para os convidados deixarem comentários), dicas sobre higiene bucal, escovação, alimentação; endereço, e-mail e telefones do consultório, serviços oferecidos pelos profissionais, e outros sites relacionados ao assunto (Faculdade de Odontologia da USP, American Dental Association ou 1000 imagens odontológicas). O endereço da home page é http://www.sercomtel.com.br/odonto/.

mockup