SimCity! versão 3000 arrasa no visual
PUBLICAÇÃO
domingo, 28 de fevereiro de 1999
Rogério Weikersheimer, Agência O Globo 
Assim como um amante de Lego quer cada vez mais e mais peças em sua coleção, um amante de SimCity não pára de desejar novas opções de prédios, casas e transportes. Pois acaba de chegar ao mercado brasileiro a versão 3000 deste simulador de construções, que permite a qualquer mortal construir cidades mirabolantes. Aqui, o jogo está sendo lançado pela Electronic Arts (EA) do Brasil, devidamente traduzido para o português. No resto do mundo, o jogo é produzido pela Maxis, uma divisão da EA. Detalhe: desta vez, eles mandaram muito bem!
O visual deixou de lado as cores berrantes da versão 2000 e ganhou tons mais sóbrios e próximos da realidade. As construções, por sua vez, ficaram inteligentes, dependendo do terreno, o jogo calcula a melhor opção. Um exemplo disso são as fazendas. Ao definir uma área industrial afastada de qualquer tipo de poluição e com espaço suficiente para crescer, o computador lê aquela zona como perfeita para um setor agropecuário. Se você não quiser ocupar uma área tão grande da cidade com vaquinhas, não há problemas. A área disponível na nova versão é quase cinco vezes maior do que a antiga.
Sem contar o fato de que, agora, pode-se manter uma relação muito mais proveitosa com os vizinhos. Os cabos de luz e canos de água, por exemplo, podem se estender para a vizinhança, exatamente como acontecia antes com estradas e ferrovias. Por falar em ferrovia, há a opção de túnel para os trens. E falando em túneis, agora eles são vistos como as pontes da versão antiga (basta cruzar uma montanha com a estrada que surge o orçamento para sua construção). Mas tem um senão: isso custa caro!
Aliás, rolou uma inflação geral em SimCity 3000. O estádio custa uma verdadeira fortuna. E caso você também não ache a ferramenta para construí-lo, não se preocupe. O jogo avisará quando (e onde) ele vai estar disponível.
Os portos e aeroportos continuam os mesmos, só que agora eles pensam. Se sua cidade ainda não precisar de um aeroporto, ele não se desenvolverá. E o lixo veio com tudo. Além de definir áreas para o depósito, você ainda dispõe de indústrias de reciclagem e incineração. Uma curiosidade: para demolir uma zona de lixo, é preciso destruir as conexões e esperar a decomposição do lixo, o que leva uns 25 anos.
Entre outras novidades estão um playground para crianças, um campo de jogos, um lago e uma fonte. E você ainda tem o direito de pôr dez pontos turísticos - Torre Eiffel, Big Ben, Empire State, etc. - onde bem entender. Nesta edição, o jogo oferece quatro níveis de zoom. É possível enxergar até os cidadãos passeando e os carros trafegando - que não são mais meros pontos pretos. As animações e os sons também estão mais reais.
O lado cavernoso de SimCity! 3000 é o espaço que ele ocupa em disco: são 260 megabytes. E não adianta tentar instalá-lo. É preciso ter sempre o CD-ROM no drive para jogá-lo. A configuração recomendável é um Pentium 166 MMX com 32Mb de RAM, CD-ROM 16x, rodando Windows 95/98.
Serviço: O preço sugerido da versão 3000 do SimCity é de R$ 79. Outras informações com o telefone de suporte: (011) 5505-3713. Ou nos seguintes sites: www.maxis.com e www.simcity.com.


