Semint: a parafernália da tecnologia
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de outubro de 1997
Valmir Denardin Foz do Iguaçu 
Ney de SouzaLigação com o futuroNos estandes do Telecom, as novidades dos sistemas telefônicosUm sistema telefônico comandado pela voz humana. Equipamentos que permitem usar uma linha telefônica para, simultaneamente, fazer ligações e acessar a Internet. Um programa de computador que faz com que o usuário possa obter, com rapidez e pagando ligação local, números de telefone em qualquer lugar do mundo.
As últimas inovações tecnológicas no setor de comunicações estão sendo mostradas em uma feira em Foz do Iguaçu. A 3ª Exposição Internacional de Telecomunicações (Iguaçu Telecom) é um evento paralelo ao 4º Seminário Internacional de Novas Tecnologias e Serviços de Telecomunicações (Semint 97). Os dois eventos, que estão sendo realizados no Hotel Rafain Palace, serão encerrados hoje.
A Iguaçu Telecom reúne 140 expositores, em uma área de 3.300 metros quadrados, no Pavilhão de Exposições do Rafain Palace. Os principais fabricantes de equipamentos e fornecedores de sistemas e serviços do ramo no mundo montaram estandes no local.
A Unisys, multinacional norte-americana que tem filial no Brasil, está apresentando na exposição um sistema telefônico que é ativado pela voz humana. Uma das aplicações: em vez de discar o número desejado, o usuário pronuncia o nome da pessoa com quem deseja falar. Com o número armazenado na memória de um programa de computador, o sistema se encarrega da discagem.
Segundo o gerente de projetos de telecomunicações da Unisys no Brasil, Carlos Henrique Rodrigues da Costa, as principais vantagens são a rapidez e o fato de o sistema dispensar uma eventual instalação de equipamentos externos para a transformação dos sinais telefônicos.
Outra inovação mostrada pela Unisys é um programa de computador que permite ao usuário obter números de telefones de assinantes de listas em qualquer lugar do mundo com rapidez e sem a necessidade de intermediação das empresas estatais de telecomunicações. Para fazer uma demonstração à Folha, o equipamento localizou, em poucos segundos, o telefone da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos. No Brasil, o sistema já está sendo utilizado pela Telemig (a estatal mineira do setor).
A francesa Alcatel está mostrando dois novos sistemas: a Rede Inteligente, uma plataforma que pode criar novos serviços a uma planta telefônica já existente, e a Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI), que possibilita até duas formas de uso simultâneo de uma mesma linha telefônica. O usuário poderá, por exemplo, fazer ligações convencionais ao mesmo tempo em que acessa a Internet.
Junto com multinacionais, empresas paranaenses também mostram sua tecnologia na Iguaçu Telecom. A Sercomtel Telecomunicações S/A, autarquia londrinense que deu à cidade um dos melhores padrões de telefonia do País, montou um estande em que mostra o telefone celular digital, sistema que melhora a qualidade das ligações, aumenta o sigilo nas conversações e abriga uma plataforma de serviços (como a possibilidade de transmissão de fax), que estará disponível no ano que vem. Londrina foi a primeira cidade do Brasil a implantar a telefonia celular digital.


