Seguindo os passos de Noé
As Caravelas reconstituídas que serão usadas nas comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil deverão chegar a Porto Seguro (BA) com alguns exemplares de animais semelhantes aos trazidos pelos portugueses na época. A proeza só será possível graças a um ambicioso programa coordenado pelo Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargem), da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - já que esses animais correm o risco de desaparecer.
É o que revela um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo o levantamento, o Brasil tem oito raças de animais domésticos (bois, cavalos, cabras, jumentos, porcos, etc) em estado crítico, ou seja, com menos de 200 exemplares no País e seis raças ameaçadas de extinção (restando nada mais que cerca de 1000 cabeças).
Arquivo FolhaCavalo Crioulo: uma das raças comuns em nossos campos também está em estado críticoPara identificar, preservar e multiplicar várias raças de oito espécies, os pesquisadores da Embrapa criaram o BBGA - Banco Brasileiro de Germoplasma Animal - um tipo de Arca de Noé do futuro que armazena em botijões com nitrogênio líquido a temperatura de 196 graus Celsius negativos, sêmen e embriões desses animais para reprodução em laboratório. O BBGA fica na Fazenda Experimental do Cenargen, a 25 km de Brasília e já dispõe de 30 mil doses de sêmen e 150 embriões de raças puras congelados.
A filosofia do nosso trabalho é armazenar o material genético para as futuras gerações terem acesso, resume o pesquisador e líder do Projeto de Conservação de Recursos Genéticos e Animais, Arthur Mariante. Segundo ele, são raças de animais domésticos da Península Ibérica, trazidos por portugueses e espanhóis durante os primeiros anos de colonização, mas que se adaptaram ao longo de 400 anos aos diversos ecossistemas brasileiros por meio de seleção natural.
Esses animais, lembra Mariante, não foram suficientemente estudados, já que guardam informações importantes sobre imunologia e resistência física. A maioria das raças puras estão sumindo por consequência de miscigenação indiscriminada entre diferentes espécies, inclusive com as raças comerciais, comenta o pesquisador. Tudo isso está ocorrendo, diz ele, especialmente no último século e em velocidade tão elevada que não há tempo hábil dos cientistas identificarem os genes responsáveis pelo bom desempenho da rusticidade dos animais.
Oscar P. SilvaCaravelas e desembarque de Cabral: preservação e reconstituição nos 500 anos de descobrimento do BrasilAlém do banco genético, o projeto da Embrapa vem mantendo uma espécie de convênio com 17 núcleos de conservação desses animais espalhados por todo País. São fazendas de outros centros de estudo da Embrapa, de universidades, empresas estaduais de pesquisa e mesmo de criatórios particulares - que contam com o apoio e orientação dos cientistas do Cenargen. Desses núcleos são colhidos todo material genético para o banco de sêmen e de embriões em Brasília.
Existem fazendas como a do município de Pedro Avelino (RN), voltada apenas à conservação do Jumento Nordestino. Já o núcleo da cidade de Sobral (CE) mantém quatro raças de cabras: Moxotó, Marota, Canindé e Repartida. Em Corumbá (MS) estão sendo preservados o Bovino e o Cavalho Pantaneiro e, em Monte Alegre (PA) o núcleo de conservação cria Búfalos Baio e Carabao.
Em outro extremo do País, raças como do Bovino Crioulo Lageano, Cavalo Campeiro, Ovelha Crioula Lanada e Porco Moura são criadas em Lages (SC). Pouco mais acima, em Curitiba (PR) há uma fazenda somente para conservação de suínos de diversas raças regionais.
Também já temos na Fazenda Experimental do Cenargen grande parte das raças conservadas nesses núcleos, orgulha-se Mariante, acrescentando que, naturalmente, tratam-se de pequenas famílias. Por enquanto, são 155 animais (104 fêmeas e 51 machos). Mas até o ano 2000, o líder do projeto espera obter um rebanho com mais de 200 animais.
São propriamente estes 200 exemplares de animais em ameaça de extinção que devem iniciar a terceira fase do projeto da Embrapa. Trata-se da abertura, no ano 2000, do Parque Demonstrativo da Diversidade de Animais Domésticos do Brasil - uma espécie de zoológico do futuro anexo da Fazenda Experimental do Cenargen, em Brasília.
No local, os pesquisadores da Embrapa querem, além de expor os animais resultantes dos cruzamentos em laboratório, criar uma exposição didática - dirigida especialmente a estudantes - sobre o processo científico para preservação das raças puras. Também estruturar um auditório e um centro de treinamento sobre o assunto.
Idealizamos criar um parque que dê motivação às crianças, onde elas passem o dia em contato com os animais e possam entender suas origens e história. Posteriormente, levem seus pais para conhecê-lo, revela Mariante. Segundo ele, somente com a conscientização da sociedade será possível reverter o quadro de descaso dado às primeiras raças trazidas pelos colonizadores.Arquivo FolhaPorcos: relatório da FAO mostra que Brasil tem oito raças de animais domésticos com menos de 200 exemplaresGislene Lima
Agência Estado





