Da Redação
A Sociedade Bíblica do Brasil acaba de colocar no mercado a versão 2.0 da bíblia Online, em CD-ROM. Agregando novidades e disponibilizando mais recursos aos usuários nesta versão, a obra se constitui na maior biblioteca virtual da Bíblia existente no mercado nacional, reunindo cerca de 90 mil páginas de texto em um único CD-ROM. São 51 Bíblias completas em mais de 25 línguas, doze porções bíblicas - entre Antigo e Novo Testamento -, e 40 obras de importantes teólogos da História. Além disso, esta versão apresenta o Dicionário da Bíblia de Almeida - com mais de 6,5 mil verbetes - e histórias infantis em português. Estão disponíveis as três principais traduções da Bíblia: na linguagem de hoje e a de João Ferreira de Almeida, em duas versões - Revista e Corrigida e Revista e Atualizada.
Com 500Mb de informações, a Bíblia Online 2.0 oferece múltiplos recursos, que atendem desde o usuário comum até os estudiosos mais exigentes. Graças ao recurso do hipertexto, o sistema permite que o usuário percorra todas as páginas do CD, fazendo anotações, comentários, além de poder associar arquivos com até 32 mil tópicos. Seus recursos também possibilitam a marcação - em cor diferenciada - do ponto em que a leitura foi interrompida e a realização de referências cruzadas. A opção ‘‘Modo de Leitor de Tela’‘ prepara as telas do CD-ROM para programas que auxiliam deficientes visuais no uso do computador.
Na Bíblia Online, o usuário mergulha nas histórias bíblicas podendo, inclusive, saber em que lugar estavam os personagens no trecho que está sendo lido. São 23 mapas de localização, com legendas em inglês. Outro recurso disponível para os estudiosos que utilizam documentos antigos com referências ao calendário através dos séculos é o ‘‘Astro Calendário’’ que traz cálculos de eclipse solar e lunar, além de mostrar os mais conhecidos métodos para a contagem do tempo desde a antiguidade.
Para aqueles que querem se aprofundar ainda mais, o produto permite que seja feita uma análise léxica das palavras, descobrindo o seu significado em várias línguas. O CD-ROM oferece também ao usuário a possibilidade de abrir até três traduções ao mesmo tempo.
Serviço: Bíblia Online, R$ 58,00. Tel: 0800-162-164. Internet: www.sbb.org.br