Primeiro você venceu o medo de dar o número de seu cartão de crédito on line, tranquilizado pela indústria tecnológica de que o browser que está usando é seguro.
Você então consultou um agente de vendas na Internet para encontrar as melhores ofertas do produto que busca, mesmo o mais especial, como a peça de reposição para o velho Buick de seu avô. Depois, você foi ao site do vendedor na web para ver os preços com seus próprios olhos.
Agora você quer enviar um pedido de compra mas como saber que o vendedor cibernético que escolheu é digno de confiança? Essa é a pergunta que se fazem muitos dos compradores via Internet.
Uma coisa é saber que a informação sobre o cartão de crédito enviada através da Internet não poderá ser interceptada por um hacker que a usará para comprar em seu nome tudo o que quiser. Outra coisa é confiar em que o comerciante que recebeu seu pedido vai cumprir rigorosamente as normas de segurança, sem prejudicá-lo.
Por sorte, existem também na Internet sites especializados em catalogar a confiabilidade e a honestidade dos vendedores cibernéticos. O BizRate Guide (www.bizrate.com), por exemplo, pretende dar ao usuário ‘‘informação comparativa imparcial’’ sobre centros comerciais da Internet e outros que vendem produtos através da rede mundial de computadores.
O site BizRate se especializa em catalogar os negócios cibernéticos de acordo com uma série de critérios que vão desde a facilidade para fazer um pedido, a seleção de produtos, o preço e a possibilidade de devolução até o serviço do comprador.
No BizRate pode-se encontrar um determinado vendedor ou especificar o nome do produto que se deseja e deixar que este mecanismo de busca automática mostre uma lista do que considera serem os melhores fornecedores de tal produto. O site proporciona ainda uma longa descrição de cada vendedor, com suas virtudes e pontos fracos.
Uma classificação detalhada de empresas que vendem produtos de computação na Internet é encontrada no site ResellerRatings.com (www.resellerratings.com). Este site facilita as comparações antes de passar ao vendedor os dados do cartão de crédito. Cada vendedor recebe uma classificação numérica baseada nos comentários dos clientes. Antes de fazer comentários sobre um vendedor, pede-se ao cliente que forneça seus dados pessoais, para garantir que a informação esteja a salvo de fraudes.
Estas classificações de fornecedores on line não são certamente a única solução para garantir ao consumidor que comprar produtos na Internet é tão seguro quanto dar o número do cartão de crédito pelo telefone. Entretanto, é conveniente consultar um desses sites antes de apertar o botão ‘‘Confirme seu Pedido’’ no site de um vendedor on line onde você nunca comprou algo antes.ReproduçãoEspecializadosNo site ResellerRatings é possível encontrar uma classificação detalhada de empresas que vendem produtos de computação na Internet. Já o BizRate Guide (abaixo), faz uma informação comparativa sobre centros comerciais virtuais e outros que vendem produtos através da web
Alguns sites já estão catalogando a confiabilidade e honestidade dos vendedores

mockup