Há dois anos, a empresa especializada em agropecuária Fazendas Reunidas Boi Gordo (FRBG) começou a encontrar dificuldades em treinamento e expansão da rede com seu software proprietário em Clipper.
Era preciso adotar um sistema operacional que fosse compatível com o programa da empresa e que permitisse fácil atualização. Instalaram Windows NT no servidor e Windows 95 nos clientes. Em outubro, para padronizar o sistema e acabar com treinamentos constantes, resolveram montar uma intranet.
Seis estações que já testam a rede usam o navegador Microsoft Internet Explorer 4.0. O servidor Web é o Internet Information Server (IIS). Em pouco tempo, todos os funcionários da empresa que têm micro irão acessar o banco de dados em SQL 6.5, por meio de páginas Web.
Com a rede montada, Gilmar Pereira da Silva, diretor de Informática da FRBG, espera diminuir consideravelmente o fluxo de papel na empresa. Para ele, a melhor parte da intranet é a facilidade de uso. ‘‘Se não for fácil, perde-se um tempo enorme em treinamento.’’ Em compensação, o dinheiro que se economiza em treinamento, se gasta em hardware. ‘‘Não dá para construir uma intranet fazendo economia nas máquinas e placas de rede’’, diz Silva.

mockup