Protetor não causa o efeito desejado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de dezembro de 1997
Telma Elorza Londrina 
Dorico da SilvaProtetores de tela e óculos especiais: para nada, segundo o Conselho Brasileiro de OftalmologiaUm dos acessórios mais difundidos entre os micreiros, experientes ou não, são os chamados protetores de telas. Estes seriam usados, teoricamente, para proteger os olhos de irradiações dos monitores dos PCs e evitar a famosa vista cansada ou outros problemas oculares. Tudo isto, porém, é bobagem.
Protetores de telas e óculos especiais não servem para absolutamente nada, muito menos proteger a saúde ocular dos operadores de microcomputadores. A opinião é do secretário-geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, professor-doutor Paulo Augusto de Arruda Melo, baseada em estudos realizados pela UNICAMP/USP e Faculdade de Medicina de São Paulo. A teoria que os terminais de vídeo dos computadores emitem irradiações que prejudicam os olhos de seus operadores já foi refutada. Isto não existe. O trabalho ao computador não prejudica os olhos se forem tomados alguns cuidados, afirma.
Segundo ele, a única maneira de evitar cansaço ocular e consequentemente problemas oftalmológicos é fazer uma pausa de dez minutos a cada hora trabalhada com o computador. Esta pausa é indicada para a saúde geral do corpo e não apenas dos olhos, explica. Além disto, segundo o oftalmologista, é preciso que o trabalho seja feito em ambiente com boa iluminação. O que causa cansaço ocular é o grande contraste entre a luminosidade do monitor e um ambiente escuro, garante.
Para as pessoas que já compraram protetores, Melo explica que podem continuar usando sem problemas. Os protetores não protegem mas também não causam mal. Não há qualquer contra-indicação, afirma. Mas, para ele, não é necessário gastar dinheiro se ainda não adquiriu o acessório. Após alguns anos de uso de micros, podemos dizer que não existe maior incidência de doenças oculares por causa disto, conclui. A reportagem da Folha Hightech procurou três fabricantes de protetores de tela, mas não obteve retorno.


