A produtora paulistana 17 TV e Cinema lança hoje o site www.novelainterativa.com.br, um canal exclusivo de novelas e séries 24 horas na Internet, com a estréia do capítulo zero de Litoral.
Produzida com a mesma qualidade das novelas desenvolvidas para a televisão – gravada em beta e editada em ilha digital –, Litoral será a primeira história interativa da web brasileira. A novela conta as aventuras de nativos e turistas de uma praia paradisíaca, no litoral norte de São Paulo.
Diferente das fotonovelas que já existem na rede, a Novela Interativa vai permitir ao internauta participar ativamente da trama, ouvindo – e gravando – recados do celular de seu ator preferido, descobrindo detalhes sobre a vida dos personagens, lendo seus pensamentos ou até vasculhando o quarto do protagonista, tudo apenas com o clicar do mouse. Quem quiser ainda poderá assistir trechos em vídeos e gravar para o seu computador (através de download) as músicas que embalam a trama.
‘‘Com Litoral, queremos motivar o público a interagir com a história. Ele não será um simples espectador, como na televisão. Estamos utilizando todos os recursos que a Internet nos oferece para cada vez mais torná-lo um participante da trama’’, afirma Caio Jr., diretor artístico da Novela Interativa.
Segundo ele, para que os internautas ganhem familiaridade com a Novela Interativa, a produtora irá manter o capítulo zero de ‘‘Litoral’’ no ar por 15 dias. A partir do capítulo 1, a renovação passa a ser a cada cinco dias, até atingir um capítulo inédito a cada três dias. ‘‘Esse é o tempo que consideramos ideal para que o público, aos poucos, ganhe intimidade com a Novela Interativa e descubra todas as possibilidades de interação com a história’’, explica Caio Jr.
Litoral terá uma média de 60 capítulos e deve permanecer cerca de seis meses no ar. ‘‘Essa será apenas a primeira de uma série de novelas e seriados que iremos produzir. Litoral funcionará como um termômetro, já que está abrindo um novo nicho de mercado. Mas no início do ano que vem devemos começar novas gravações’’, aposta Alcântara.