Produção de painéis aproveita toda a madeira
Os painéis de MDF, assim como os de OSB, são produzidos com madeira proveniente de florestas de Pinus taeda e elliottii. A grande vantagem é que o processo produtivo aproveita completamente a madeira, desde as toras até cavacos e serragem.
Na produção de MDF a madeira é transformada em cavacos/serragem e levada até uma máquina chamada de desfibrador, onde é transformada em fibras de madeira. Essas fibras são secadas e misturadas com parafina e resinas para posteriormente formar uma manta de 25 vezes a espessura final do painel, que é submetida à pressão e temperatura em uma prensa contínua de 33 metros de comprimento. Nessa prensa é feita a junção dos elementos que formam um painel sólido, que pode ter de 2,5 milímetros até 40 milímetros de espessura.
Para produzir OSB, de cada tora são cortadas tiras de até 15 centímetros de comprimento numa máquina chamada strander. Essas tiras são processadas, secadas e misturadas com pequenas quantidades de parafina e resinas, num sistema fechado.
Depois que as tiras estão preparadas, forma-se uma manta de três camadas, sendo as tiras das camadas superficiais orientadas no sentido do comprimento do painel, para maximizar sua resistência mecânica. A camada central é formada no sentido perpendicular ao painel. A manta é então submetida à pressão e temperatura numa prensa contínua de 44 metros de comprimento, que une os elementos para formar um painel sólido, que poderá ter de seis a 30 milímetros de espessura. (D.A.)





