France Presse
Há séculos os agricultores dos Andes observam as estrelas para decidir qual a melhor data para plantar suas batatas: acaba de ser demostrado cientificamente que quem pratica este costume ancestral tem razão.
Os agricultores dos Andes peruanos e bolivianos têm por costume, até final de junho, observar a constelação das Plêiades para prever as chuvas durante a temporada de crescimento das batatas, de outubro a maio.
A tradição diz que quanto mais brilhante são as Plêiades, mais abundantes serão as chuvas. Se, ao contrário, as estrelas estiverem difusas, os camponeses atrasam a semeadura entre quatro e seis semanas para evitar os efeitos das chuvas escassas e assim salvaguardar sua principal produção agrícola.
No último número da revista científica britânica ‘‘Nature’’, publicado na semana na semana passada, três cientistas da Universidade da Califórnia em Davis e do Observatório da Terra (Universidade de Colúmbia, Nova York) demonstram que os camponeses andinos têm razão.
Ao comparar, graças a observações por satélite, a visibilidade das Plêiades e das datas das colheitas, os cientistas notaram que a visão difusa da constelação em junho é resultado da presença de cirros a grande altitude e indica o retorno de El Niño, o fenômeno climático que se reproduz cada dois a sete anos. Os anos em que El Niño é ativo geralmente são acompanhados de uma redução das chuvas vários meses mais tarde.
Uma observação retrospectiva de 1962 até 1998 na região mostra que, em mais de 95% dos casos, as previsões sobre a importância das chuvas no período que vai de dezembro a fevereiro resultaram ser exatas.
O método secular dos camponeses dos Andes corresponde a um simples indicador da atividade de El Niño, enfatizam os autores da pesquisa, os cientistas Benjamin Orlove, John Chiang e Mark Cane.
Documentos históricos provam que a observação das Plêiades era utilizada na região na época da Conquista espanhola, há mais de quatro séculos. Os Incas, que veneravam as Plêiades, utilizavam o mesmo sistema de previsão climática já antes da chegada dos espanhóis.