Os descendentes de italianos que procuram parentes na Itália vão ter mais um canal para sua pesquisa. Um portal em internet dedicado aos 60 milhões de italianos espalhados pelo mundo e seus descendentes vai promover o encontro virtual da comunidade para troca de idéias, serviços e negócios – principalmente entre pequenas e médias empresas.
O projeto Brava Italia (www.bravaitalia.com) foi apresentado semana passada em Roma e em parte já funciona com nove das 18 seções programadas – 100 mil páginas na Web, segundo o superintendente Angelo Donati. Por ora só em italiano e inglês e até o final do ano também em espanhol e português.
Entre as várias seções, há um jornal on line – ‘‘Cappuccino News’’ , com charge do cartunista Altan; uma seção dedicada ao comércio eletrônico de produtos típicos, outras que dão dicas de viagens e informações sobre várias cidades ou promovem a cooperação entre empresas e escolas, chat lines, newsgroup e até um curso de italiano.
Na seção ‘‘paese mio’’ – que só vai ser ativada no primeiro semestre de 2001 –, o usuário poderá obter certificados, certidões e procurar parentes usando as estruturas das 8 mil prefeituras italianas e o serviço de assinatura digital oferecido pelo Correio, que colabora no projeto.
‘‘Vamos criar uma espécie de vitrine onde a pessoa pode colocar seu endereço, deixar uma mensagem, procurar alguém’’, explica Simona Battistella, responsável pelo conteúdo, ‘‘e até assinar certificados e documentos de compra e venda’’.
Outro serviço que estará disponível através do acordo com os correios italianos é a correspondência. Enviando um texto digitado, o correio se encarrega de imprimir, colocar no envelope, selar e enviar. O pagamento é no cartão.