Pinças microscópicas
Pinças microscópicas
Cientistas americanos aperfeiçoaram pinças microscópicas capazes de manipular moléculas individuais, segundo um estudo que aparece última edição da Revista Science. Pesquisadores da Northwestern University de Evanston, Illinois, criaram uma pipeta de vidro com dois tubos de carbono microscópicos incorporados que podem abrir ou fechar com estímulos elétricos.
Anteriormente, os cientistas podiam mover moléculas de matéria, mas não pinça-las uma a uma. O novo aparelho fará parte de um kit de ferramentas microscópicas que será utilizado num futuro muito próximo por cientistas que desenvolvem nanotecnologias, ou a micromanipulação da matéria em nível molecular (a milésima parte de um micromilímetro).
Todos os indícios apontam a nanotecnologia como uma das áreas de maior crescimento na ciência e a engenharia no próximo quarto de século, escreve Chad Mirkin, o principal autor do estudo,





