Pequenos preenchem espaço que grandes não ocupam

Ao fundar em São Carlos (SP), junto a outros dois sócios, a startup de engenharia ModelWorks, os irmãos londrinenses Henrique e Carlos Alfredo Moritz tinham a percepção de que existia uma grande demanda reprimida no segmento de drones para pulverização agrícola. A percepção aumentou após a participação na ExpoLondrina desse ano, quando a startup apresentou o seu drone pulverizador. "Imaginávamos que havia uma demanda reprimida, e acabamos vendo que superou as expectativas. Tivemos contato com bastante investidores e estamos partindo para a reestruturação da empresa para conseguir finalizar o desenvolvimento do protótipo e colocar o produto no mercado o mais rápido possível", contou Henrique Moritz.
A ModelWorks trabalha com duas classes de drones - classes 1 e 2, sendo a 1 a de maior capacidade (com peso máximo de decolagem maior que 150 Kg). Os produtos, voltados ao setor agrícola, serão multitarefas, mas um grande foco é a aplicação de defensivos agrícolas, afirma Moritz. A ModelWorks aposta em um produto com maior porte e híbrido (movido a combustível e munido de bateria). A bateria, no entanto, é acionada apenas em casos de emergência. A vantagem do modelo híbrido é que o equipamento não precisa ficar um grande período de tempo inativo para a recarga. O drone pulverizador possui capacidade para 250 quilos de carga e produtividade em torno de 100 hectares por hora, similar a de um avião agrícola.
Moritz afirma que o mercado está bem atendido por marcas que oferecem drones menores, da classe 3 (peso de decolagem de até 25 Kg), que não têm capacidade suficiente para operações agrícolas.
Diretor e idealizador da feira que é considerada uma das maiores do mundo em seu setor, a DroneShow, o curitibano Emerson Granemann diz ver muitas startups surgirem com a proposta de desenvolver equipamentos e soluções para drones. A edição da DroneShow desse ano acontece de 15 a 17 de maio, em São Paulo (SP). De acordo com Granemann, startups também irão participar da feira e têm espaço no mercado. "Elas vêm preencher um espaço que as grandes fabricantes não ocupam."(M.F.C.)





