Para home pages descomplicadas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de maio de 1997
Sergio Aratangy Agência Estado 
Arquivo FolhaNovos softwares dispensam o conhecimento de HTML para elaborar páginasQuando a Web explodiu, muita gente ganhou dinheiro produzindo home pages - e muitos clientes pagaram contas salgadas para estar na nova mídia. Hoje a concorrência maior tratou de ajustar o mercado e houve quem fechasse as portas. Se antes era preciso dominar desagradáveis códigos para se conseguir fazer uma página decente, a nova geração de softwares para desenvolvimento em HTML (linguagem usada na Web) abriu espaço para que qualquer um com alguma experiência em micro se aventure na Web.
Antes de partir para a autoria da sua página, escolha o programa que mais lhe agrada e se encaixa nas suas necessidades. A Agência Estado testou alguns geradores HTML (programas que criam os códigos HTML sem o usuário ter de escrever nesta linguagem) e também aplicativos que têm outras finalidades, mas podem ser úteis na geração de uma página Web, como processadores de texto. Testamos os seguintes geradores HTML: Front Page 2.02, da Microsoft; Claris Home Page 1.0, da Claris; Web.Graphics Suite, da Corel; WebPublisher 1.0, da Asymetrix; e PontoHTM 1.32, da Pontonet..
Escolher entre um dos geradores HTML não é fácil. Cada um tem seus pontos fortes e fracos. O resultado da página dependerá muito mais da capacidade do usuário em se organizar e apresentar suas idéias do que de restrições do software.
Bastante simples, o WebPublisher vem com páginas pré-formatadas para o usuário ir preenchendo com suas imagens e textos. Com um breve esboço do que se quer e um pouco de esforço, conseguimos criar algo próximo do imaginado. Mas esta não é uma escolha para quem quer liberdade. Não há muito como fugir da fórmula proposta.
Para a edição de uma home page, os geradores Claris HP, Web.Graphics e Front Page são bastante parecidos. Em linhas gerais, eles se diferenciam nos recursos adicionais e na forma de trabalhar a imagem. A aparência deles é parecida, todos são razoavelmente WYSIWYG (o que você vê é o que você terá) e os comandos são semelhantes.
O conjunto de softwares da Corel oferece muitos recursos gráficos, tem um ótimo editor de mapas (para dividir uma imagem, colocando um link diferente em cada ponto dela), um gerador de pequenas animações (cuidado: elas ocupam muita memória) e um arquivo com muitas imagens. Possui alguns modelos que podem ser alterados (templates). Uma falha: ele não permite frames.
O Claris Home Page permite trabalhar com frames e, mesmo não sendo muito intuitivo, não é difícil, embora no começo você vá penar um pouco. Por ser só um gerador HTML, ele não dispõe de muitos recursos adicionais. Sua vantagem é a rapidez e a simplicidade na operação.


