O Service Pack 1 de atualizações para toda a família Panda de programas antivírus (para Exchange/Outlook, Local Networks, para Windows 95/98, Home Edition, para Windows NT 4 Workstation e Panda Antivírus Platinum), está disponível no site www.pandasoftware.com.br. Com isso, os usuários registrados junto à empresa podem adicionar novas funções ao seu programa sem que seja necessário adquirir outra licença ou fazer download da versão completa.
Com o pacote de atualizações a Panda oferece um executável a todos os usuários que tenham sido afetados pelo Kakworm e suas variantes, o antikak.exe, que restaura a configuração do sistema atingido. O download está disponível no site da empresa para todos os que tiveram seus micros infectados.
Segundo Magali Cantisani, gerente de marketing e produtos da empresa, muitas vezes o usuário começa a ter problemas com o desempenho do micro e nem pensa que podem ser consequências da ação do KakWorm. ‘‘Um antivírus atualizado localiza e elimina o vírus, mas não corrige o que foi danificado. Ou isso é feito ‘na unha’, ou com um programa, como é o caso do antikak.exe e do antilove.exe, que oferecemos para toda a comunidade na época do ILOVEYOU’’, explica.
Uma das melhorias dessa atualização é a capacidade de eliminar os vírus contidos no corpo de mensagens de e-mails ou mesmo na ferramenta de auto-assinatura que alguns programas de correio eletrônico oferecem. Essa função é complementada pela capacidade de verificar e eliminar vírus em e-mails de qualquer formato, desde mensagens em texto simples (inclusive detectando códigos Uuencode), em HTML, RTF e até no novo formato RTFHTML.
A desinfecção desses vírus também está disponível nas soluções para servidores, como é o caso do Panda Antivirus for Exchange Server, que checa as mensagens antes de chegarem na caixa postal do destinatário.