À medida que aumenta o número de objetos conectados à internet, aumentam as preocupações com eventuais ataques e invasões a estes dispositivos perpetradas por pessoas com más intenções. Especialistas em segurança e fabricantes não descartam esta possibilidade, uma vez que estes equipamentos ficam ligados à rede. Câmeras e sistemas de segurança, televisores, roteadores, eletrodomésticos, sistemas de aquecimento e iluminação hoje já estão presentes na vida das pessoas e são exemplos do que pode estar vulnerável por estarem em contato com a web.
Segundo pesquisa da Symantec, no início deste ano foram descobertas, por exemplo, falhas de segurança que permitiam qualquer pessoa em posse do IP da câmera acessar as suas imagens. Também foram descobertas falhas em televisores conectados à internet (smart TVs) de uma fabricante, que enviavam informações de hábitos de consumo de conteúdo na TV à fabricante, mesmo quando esta opção era desabilitada pelo usuário. Ainda que não seja uma violação cometida por terceiros, trata-se de uma violação de privacidade que a empresa prometeu, à época, corrigir imediatamente.
De acordo com a Cisco, empresa internacional de soluções de rede, atualmente, existem dez bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo, número maior que a população do planeta, de sete bilhões de pessoas.
Embora os avanços em termos de equipamentos conectados à internet sejam maiores no exterior, André Carrareto, especialista em segurança digital da Symantec, é da opinião que todos já devem estar familiarizados com a necessidade de segurança em diversos equipamentos, já que em um futuro não muito distante, esta deverá se tornar uma questão importante. "Sempre que há mais equipamentos conectados, há riscos de segurança envolvidos."
Segundo Carrareto, as ameaças a objetos conectados podem ter dois objetivos. O primeiro é obter informações importantes através da espionagem. O segundo é obter recursos para "minerar" (gerar) bitcoins. Gerar estas moedas virtuais exigem um grande poder de processamento, que crackers podem obter em computadores alheios através de invasões.
De acordo com o especialista da Symantec, a empresa já trabalha com análise e prospecção para, no futuro, oferecer uma solução de segurança a outros equipamentos ligados à rede assim como oferece para os computadores.

Imagem ilustrativa da imagem Objetos conectados à rede são suscetíveis a ataques



Continue lendo:

- Cuidados dentro de casa

- Saúde conectada e protegida

- TVs poderão ter solução de segurança

mockup