O Impressionismo chega à linguagem multímidia
Da Redação
Na França do século XIX, um grupo de pintores abalou os padrões estéticos da época com um movimento batizado pela crítica de Impressionismo. Liderados por Claude Monet eles produziam suas telas ao ar livre, aprofundando o estudo da luz sobre a natureza. Grande parte destas pinturas pode agora ser apreciada no computador através do CD-ROM O Impressionismo, novidade da Davidson MultiSystems lançada durante a Fenasoft.
Desenvolvido pela Ática, o software é totalmente narrado em português e inclui cerca de 200 obras dos 15 artistas mais conceituados do movimento. Logo na abertura, o usuário pode optar por acompanhar uma breve introdução sobre o Impressionismo. Conhecer alguns detalhes do movimento, tais como o impacto da primeira exposição, em 1874, ou os encontros das quintas-feiras no famoso café Guerbois, berço da nova estética e referência da agitação cultural de Paris.
O tópico Pintores reúne a biografia e técnica de Buzille, Boudin, Caillebotte, Cézanne, Degas, Gauguin, Manet, Monet, Morisot, Pissarro, Renoir, Seurat, Sisley, Van Gogh e Whistler. E ilustra perfeitamente a maneira como os impressionistas conseguiam transformar seus borrões multicoloridos em belas paisagens naturais. O usuário pode ainda optar por um passeio pelas obras ou conhecer, ano a ano, os principais fatos que marcaram a vida de cada um desses artistas.
O item Época é uma verdadeira aula de história. Reúne diversos textos e narrativas que descrevem a sociedade do século 19, suas mudanças políticas e sociai. Uma atividade lúdica complementa o CD-ROM e é um atrativo a mais para as crianças que estão tendo o primeiro contato com a arte. A trilha sonora do CD-ROM foi extraída da obra dos principais músicos impressionistas. A cada tela que surge, uma música diferente é apresentada.
O Impressionismo é híbrido, o que possibilita sua execução tanto em PC como em Macintosh. A configuração mínima é Pentium, Windows 95, 16Mb de RAM, monitor SVGA 256 cores, drive de 8.x. Para Macintosh é de Mac 68030 ou Power Mac, Sistema 7.5, 16Mb de RAM, monitor 256 cores e placa de som. O preço para usuário final é de R$ 44,00.
Serviço: Davidson MultiSystems, tel: 11 4238-8798. Internet: www.davidson.com.brCD-ROM retrata a história do movimento, destacando a vida e obra de seus principais artistas
ReproduçãoReproduçãoReproduçãoPasseio pela arteNarrado em português, o software inclui cerca de 200 obras de 15 artistas. Uma atividade lúdica complementa o CD-ROM - atrativo a mais para as crianças que estão tendo o primeiro contato com a arte





