Superlativo. Assim é o corpo humano. Uma máquina maravilhosa jamais copiada e que, às portas do século 21, ainda guarda segredos inimagináveis e abriga números devastadores. Dentro de nosso corpo estão ‘‘agrupados’’ mais de 97 mil quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhados, um imenso cordão levaria nosso sangue (uma média de 5 litros em todo o corpo) a um passeio por quase três voltas em torno do planeta Terra. O sangue, no entanto, leva o impressionante tempo de 90 segundos para percorrer toda esta extensão. Aliás, em matéria de velocidade, nosso corpo é imbatível. Em apenas 15 segundos o sangue passa de uma mão para a outra. Dois segundos é o tempo que leva para o sangue descer da coxa para os pés. Nossos impulsos nervosos trafegam pelo nosso organismo a uma velocidade de 400 km/h.
ReproduçãoHá mais de 300 milhões de alvéolos em cada um dos pulmõesO corpo humano é formado por mais de 220 bilhões de células, que possuem cerca de 100 mil genes em cada uma delas. Se esta sequência de DNA pudesse ser ‘‘escrita’’, ocuparia o espaço de mil listas telefônicas como a de São Paulo.
Cerca de 200 bilhões de células de nosso corpo são renovadas em um período que varia entre um dia e meio a até 5 meses. Os glóbulos brancos, responsáveis pelas defesas do organismo duram cerca de 15 dias. Já os vermelhos (que existem entre 5 e 6 milhões em uma única gota de sangue) duram até 120 dias. Ainda no sangue, para cada glóbulo vermelho existem 250 milhões de moléculas de hemoglobina.
Espantado com os números? Pois confira mais alguns:
ReproduçãoCada neurônio pode ligar-se com outros 20 mil formando uma redeCoração
Principal músculo de nosso corpo, o coração pode bater sistematicamente por mais de um século e cerca de 100 mil vezes por dia. Ele pesa 250 gramas, em média, e se contrai e relaxa de 60 a 80 vezes por minuto. Em caso de pânico ou susto, as pulsações podem subir para 150 por minuto.
Sustentação
Você sabia que uma criança nasce com 350 ossos mas quando fica adulta vai contar com 206? O esqueleto humano de um adulto pesa cerca de 9 quilos e a região do corpo onde mais tem ossos é a cabeça: 29. O sistema esquelético é composto ainda por 150 articulações e 501 músculos. O menor osso do corpo é o estribo, no ouvido, que varia de 2,6 a 3,4 milímetros. O maior é o fêmur, que em um homem de 1,80 m, mede cerca de 50 centímetros.
Iara LessaAlimentação
O tubo digestivo mede, da boca ao ânus, entre 7 e 10 metros. As células do intestino são renovadas a cada três dias. O alimento engolido leva de 4 a 8 segundos para chegar ao estômago. O fígado produz por dia cerca de meio litro de bílis e os rins filtram, no mesmo período, 180 litros de sangue. O organismo humano ainda libera diariamente cerca de 1,5 litro de urina e até 2 quilos de fezes.
Pêlos, peles e unhas
Nosso corpo possui cerca de 5 milhões de pêlos, que são renováveis a cada cinco meses. Os cabelos, cerca de 150 mil, crescem em média 2,5 centímetros a cada três meses. Cada fio de cabelo pode durar até 5 anos. Pode se perder até 100 fios de cabelos em um único dia. O corpo humano possui um total de 2 metros quadrados de pele, que pesa pouco mais de três quilos. Ao longo de toda a pele estão cerca de 2 milhões de glândulas que irrigam os poros. Nas mãos, onde está a maior concentração de glândulas sudoríparas, há cerca de 350 por centímetro quadrado. As unhas das mãos crescem duas vezes mais rápido que as dos pés, que chegam a crescer até 3 centímetros por ano.
Olhos
O olho humano mede cerca de 24 milímetros de diâmetro e, cada olho, possui cerca de 200 cílios. O olho pisca em média 24 vezes por minuto. O tempo médio de cada piscada é de 50 milionésimos de segundo. Os músculos que fazem parte do sistema ocular movimentam-se cerca de 40 vezes por segundo. Para lubrificar os olhos, basta 1 mililitro de lágrima por dia.
Reprodução
O homem produz durante toda sua vida cerca de 15 trilhões de espermatozóides, Em cada ejaculação são liberados cerca de 300 mil. A mulher nasce com uma média de 400 mil óvulos nos dois ovários. Os óvulos não fecundados são eliminados pela menstruação.
Pulmão
Há mais de 300 milhões de alvéolos em cada um dos pulmões de nosso corpo. Sua superfície é equivalente a uma quadra de tênis. Os alvéolos transferem o oxigênio do ar para a corrente sanguínea e eliminam o dióxido de carbono. Calcula-se que a cada respiração os pulmões inalem meio litro de ar. Com um ritmo de 12 inspirações por minuto, em 24 horas terão passado pelos pulmões cerca de 17 mil litros de ar.
Cérebro e neurônios
A quarta parte de todo oxigênio que respiramos vai para o cérebro, que constitui apenas 2% de nossa massa corporal. O cérebro do homem pesa cerca de 1,4 quilo e o da mulher, 1,25 quilo. O cérebro ainda abriga cerca de 25 bilhões de neurônios. Cada neurônio ainda pode-se ligar com mais outros 20 mil, formando uma imensa rede neural que, se estendida, chegaria a 75 quilômetros.
Química da vida
O corpo humano é constituído por 21 elementos químicos. 60% do corpo humano é formado por oxigênio. Carbono, hidrogênio e nitrogênio somam mais 35% da massa total do ser humano. O restante dos 17 elementos estão distribuídos de forma que, misturados aos 42 litros de água que circulam em um corpo humano adulto, possam realizar as reações químicas do nosso organismo e são responsáveis pelo funcionamento do corpo humano.