Ter acesso à mercadoria no mesmo dia da compra sem as filas dos caixas e o custo do frete está entre as vantagens do sistema clique e retire para o consumidor
Ter acesso à mercadoria no mesmo dia da compra sem as filas dos caixas e o custo do frete está entre as vantagens do sistema clique e retire para o consumidor | Foto: Shutterstock



Com pouco tempo para ir à loja física e sem disponibilidade de receber as compras em casa, o consumidor escolhe os produtos e faz o pagamento no e-commerce, mas vai buscar as mercadorias na loja física, até duas horas depois ou com horário agendado. Essa modalidade híbrida de compras, que integra os canais físico e on-line do varejo, é conhecido como "clique e retire" e já está disponível em grandes redes do varejo brasileiro.

"A primeira vantagem é aumentar o nível de satisfação do cliente. O consumidor compra sem custo de frete (que chega a 30% do preço do produto), sem precisar ficar esperando uma semana, dez dias pelo produto e tem acesso à mercadoria no mesmo dia na loja mais próxima", comenta Fabíola Paes, especialista em varejo e professora da ESPM, sobre a modalidade do clique e retire em comparação com o e-commerce. As filas menores também são outra grande vantagem para o consumidor, já que o cliente chega à loja com as compras já pagas.

Para o varejista, a tecnologia representa aumento no fluxo de clientes na loja em que o consumidor vai para retirar sua compra, ganhos operacionais e renovação constante dos estoques. "O varejista fica com o estoque menos envelhecido e não precisa ficar fazendo remarcações. Ele está sempre vendendo estoque novo."

Lojas pioneiras da modalidade clique e retire no Brasil, como Magazine Luiza e Via Varejo já efetuam mais de 25% das vendas on-line dessa maneira. Para quem está começando agora a oferecer a modalidade as vendas por meio do clique e retire já representam 5% das transações do e-commerce. Para a especialista em varejo, a tendência é que todos os varejistas passem a oferecer essa possibilidade como uma modalidade complementar ao e-commerce ou ao varejo físico tradicional.

O clique e retire já está disponível em lojas do Grupo Muffato em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, sem qualquer custo adicional. Em Londrina, apenas a unidade da Madre Leônia oferece a possibilidade. O consumidor faz a compra pelos sites do grupo e agenda a retirada dos produtos na loja. A Lojas MM, de Ponta Grossa (Campos Gerais), espera alavancar os negócios em 25% com inovação nos próximos 12 meses. A rede varejista também implantou a modalidade clique e retire, com a possibilidade de retirada do produto na loja desejada em até 2 horas. A modalidade de compra está disponível no seu aplicativo e para clientes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

PRATELEIRA INFINITA
O aplicativo do grupo varejista de Ponta Grossa também permite o acesso à chamada prateleira infinita, em que o cliente pode adquirir o produto via e-commerce quando não o encontra na loja física. A grife de roupas Amaro é outro varejista brasileiro que utiliza esse conceito em suas operações. A marca possui lojas físicas chamadas de "guide shops" (lojas guia) em que o consumidor pode experimentar peças de roupa pela manhã, fazer o pedido pelo e-commerce e receber o produto em casa à tarde, conta Paes.

SHIP FROM STORE
Outra modalidade de vendas no varejo é o "ship from store", que é a alocação de estoques entre lojas por proximidade. Caso o consumidor não encontre o produto que quer na loja desejada, o varejista reabastece o seu estoque com produtos de uma loja mais próxima para ter suas mercadorias sempre à disposição do cliente. O tempo de espera pelo produto, nesse caso, é bem mais baixo, já que no e-commerce as mercadorias costumam vir de um único Centro de Distribuição, geralmente localizado em regiões distantes do interior.

SELF-CHECKOUT
Já o self-checkout, modalidade em que o consumidor escaneia os produtos, faz o pagamento e coloca os produtos na sacola, ainda não "pegou" no Brasil, opina Fabíola Paes. O motivo tem relação com a segurança. Se por um lado no scan & go há um colaborador que faz a checagem dos produtos que o consumidor está levando, no self-checkout o cliente faz tudo por conta própria, aumentando as chances de furtos. Em Londrina, o Grupo Muffato disponibiliza os autocaixas em 13 lojas no Paraná (Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba e Foz do Iguaçu) e São Paulo (Birigui, Rio Preto e Presidente Prudente). Em Londrina, estão disponíveis nas lojas da Madre Leônia, Aurora Shopping e Av. JK. A rede é considerada a primeira a trazer a tecnologia para o Brasil. Segundo o Grupo Muffato, há um colaborador supervisionando todo o processo em todas as lojas. O sistema agiliza em até 20% o atendimento em horários de pico e é mais adequado para compras menores, de até 20 itens.

SELF DINÂMICO
Desde novembro do ano passado, o Grupo Muffato também passou a oferecer o processo de autoatendimento em um espaço maior, destinado a quem faz compras maiores. O sistema, desenvolvido internamente em parceria com outras duas empresas, permite que o consumidor passe as mercadorias pelo leitor (sem limite de quantidade de itens). Uma esteira rolante leva os produtos para serem embalados por um assistente, que também pode auxiliar o cliente em caso de dúvidas. O pagamento pode ser feito com cartão de débito ou crédito. Todo o processo é monitorado por câmeras. O sistema está rodando em caráter de teste na loja do Grupo Muffato na Av. JK, em Londrina.

SCAN & GO
Outra modalidade de compras no varejo, o "scan & go" já começou a funcionar por meio de um projeto piloto em um supermercado do grupo Carrefour, em São Paulo (SP). O consumidor entra no estabelecimento, escaneia o produto a partir de um aplicativo instalado no próprio celular e faz o pagamento on-line. Ao final, basta mostrar o comprovante na tela do celular a um colaborador e colocar os produtos na sacola.

O objetivo é proporcionar autonomia e agilidade aos consumidores nas lojas físicas. A expectativa do Grupo Carrefour é reduzir em mais da metade o tempo médio que o cliente gasta atualmente nas suas lojas de proximidade (express). A previsão é que a tecnologia chegue a todas as unidades Carrefour Express e Carrefour Market do Estado de São Paulo em 2019.