Nas profundezas da rede
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Mie Francine Chiba<br> Reportagem Local 
Tudo o que encontramos na internet por mecanismos de busca e endereços convencionais representa apenas 20% de toda a internet, afirma um professor, que escreveu livro sobre as profundezas da internet. Outros 20% estão na chamada Hidden Wiki, diretório que reúne os endereços da deep web com final .onion. Mas a maior parte da internet (60%) estaria escondida em uma web ainda mais profunda, apelidada de Mariana´s Web em alusão à fossa que leva o mesmo nome, considerado o ponto mais profundo de todo o oceano. Neste local, existiriam cerca de três trilhões de websites.
Os cientistas ainda não sabem ao certo o que podem encontrar na fossa das Marianas, já que o local é de difícil acesso possui mais de 11 mil metros de profundidade. O mesmo acontece com a Mariana´s Web: poucos sabem o que de fato existe neste espaço da internet.
Renato Avila, professor e coordenador de pesquisa da Faculdade Integrado (Inesul), em Londrina, e da Universidad San Carlos, no Paraguai, afirma ter tido acesso a esse espaço sete meses atrás. A busca pelo lado obscuro da internet começou quando ele ainda era garoto, mas a visita à Mariana´s Web aconteceu apenas uma vez. "Algumas coisas me deixaram muito perturbado", diz.
"Tráfico de crianças, clube de indivíduos que gostam de filmar eles mesmos mutilando seus próprios órgãos genitais, fóruns satanistas, sacrifícios de animais, sites que oferecem fotos e vídeos de estupros reais, de terroristas em ação, sites de pessoas explicando como fazer bombas caseiras...", enumera. "Tudo isso me deixou emocionalmente abalado, e isso tudo vai aparecendo independentemente de você estar navegando atrás disso. Foi aí que minha busca terminou."
O único vestígio que restou da visita do professor às profundezas da deep web foi o último capítulo do seu livro, em que ele descreve, até certo ponto, o procedimento para adentrar na Mariana´s Web, e a captura de uma tela vista no local, em que se lê, em inglês: "Desde 2007, a Mariana´s Web tem se focado em vídeos confiáveis e ao vivo e documentos confidenciais.(...)Perceba que este website não é para todos. Existem muitas imagens e vídeos perturbadores e que podem ser vistos apenas por uma certa audiência."
Poucas pessoas conseguem ter acesso a esse universo mais profundo da Web. Ávila estima que o número não passe dos quatro dígitos. Para ter acesso à Mariana´s Web, o professor conta que teve de buscar em fóruns alguém que lhe cedesse um plugin, chamado Polymeric Falcighol Derivation. O programa chegou à sua casa por correio, gravado em um DVD. "Uma vez instalado, o plugin faz com que a Hidden Wiki traga para você conteúdos que existem na Mariana´s Underground Web. É uma quebra na censura da Hidden Wiki", explica Avila.
A distribuição deste plugin é extremamente restrita para proteger aqueles que o possuem. Quem recebe o programa deve se comprometer a não repassá-lo a outros, pois, repete o professor, esse espaço da web não é para todos.
Quem quer acessar esta parte da web deve ter conhecimento jurídico e de segurança da informação para não se prejudicar. Isso porque, neste nível da internet, existe conteúdo ilegal e ameaças virtuais sobre as quais a Mariana´s Web declara não ser responsável, alerta o professor. Por isso, aquele que quer se aventurar neste mundo deve ter, pelo menos, instalado um firewall, um antivírus e um antitrojan e não clicar em nada, orienta Avila: "a partir da Hidden Wiki, não clique em nada, copie e cole na barra de endereço e aí dê um enter."
Entretanto, a Mariana´s Web não é feita apenas de conteúdos ilegais, afirma o professor. "A Deep Web, a Hidden Wiki e a Mariana´s Web podem muito bem ser utilizadas como ferramentas úteis e dignas. Para pessoas que têm formação, existem muitas informações extremamente válidas lá." Como exemplo, Ávila cita o caso de um engenheiro que queira manter sigilo sobre um projeto, sem risco de que alguém o copie.


