MS contratou mentor do AOL4FREE
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Agência Globo 
Nicholas Ryan é um desses garotos endiabrados que, da noite para o dia, ganham incômoda notoriedade por ter cometido um crime. O que ele fez foi escrever o AOL4Free, um programa que trapaceou, durante um bom tempo, o ingresso à AOL, maior provedor de acesso à Internet dos EUA.
Flagrado com os dedos na botija, Nick foi condenado a seis meses de prisão domiciliar (com direito a micro, modem e os possíveis etceteras) e dois anos de serviços comunitários num programa de educação.
Mas, como além de geniozinho, ele acaba de se formar em Yale, uma das mais aristocráticas universidades americanas, a Microsoft não perdeu tempo e comprou seu passe: depois de cumprir a pena, Nick tem emprego em Redmond. Enquanto isso, faz um servicinho extra, escrevendo um utilitário de criptografia para o Windows 95, que fecha o disco rígido assim que a máquina é desligada, impedindo invasões alienígenas.
Nick retratou-se publicamente e se propôs a compartilhar a experiência adquirida no desenvolvimento do programa mas, desta vez, para uso benéfico. Em junho passado, divulgou um massudo documento explicando por que escreveu o programa e que lógicas e técnicas usou.
Curiosamente, sua confissão coincidiu com o aviso, por parte do CIAC, órgão de referência na prevenção de vírus, subordinado ao governo americano, da existência de um vírus cavalo-de-tróia chamado AOL4Free. Em tempo: o vírus em si não tem nenhuma relação com o programa que levou Nick para a cadeia e tudo indica que se trata de mais um trote a perturbar o sono de usuários e caçadores de vírus.


