Enquanto a platéia esperava o início da abertura da Macworld’99, no último dia 5, um CD de Joan Baez e posters com John & Yoko davam o tom da manhã. Steve Jobs chegou atrasado, vestido como sempre - jeans surrados e jaqueta idem - e anunciou que tinha quatro supresas. Como vocês estão lendo esta reportagem quase duas semanas depois, e além disso a foto aí ao lado entrega tudo, a gente pode, tranquilamente, começar pela última das surpresas, a que Jobs guardou para grand finale da sua apresentação e que causou grande frisson na platéia. iMacs em cinco sabores! Amora, uva, tangerina, morango e limão... Além das cores, mudam também dois detalhes técnicos: a máquina passa de 233Mhz para 266 Mhz, e seu HD vai para 6Gb. Em compensação, o preço cai para U$ 2 mil - nos Estados Unidos, naturalmente.
Bem antes de apresentar as maquininhas coloridas Jobs descreveu em detalhes os quatro pontos que passarão a orientar a política da Apple em relação às suas máquinas topo-de-linha: potência, capacidade de expansão, gráficos e design.
Essas máquinas poderosas são os novos G3 pro e a série de monitores Studio Display. A potência se traduz em processadores G3 entre 300 e 400 MHz. A capacidade de expansão, pelo uso do barramento USB para teclados e periféricos. Para gráficos, foi incorporada aquela que a Apple considera ser a melhor placa de vídeo com aceleração 3D do mercado: uma ATI com 128 bits e 16Mb de VRAM. Finalmente, design: Jobs (ao som de ‘‘The Look of Love’’, mantendo o jeitão retrô da trilha) mostrou o novo gabinete (em policarbonato) e os novos monitores. A platéia deu suspiros profundos e se desmanchou em ohs! e ahs!
As maquininhas coloridas foram, naturalmente, um dos grandes sucessos da Macworld. Com os computadores cada vez mais integrados à paisagem doméstica, já não fazia mesmo muito sentido a falta de escolha que dominava o mercado.
O gabinete, de design radical como o do iMac, é facílimo de abrir para troca de RAM, inserção de placas, HDs e assim por diante. Além dos processadores, o barramento de memória dos G3 agora roda a 100Mhz e o vídeo, não mais on-board, ocupa um slot PCI.
A capacidade de ‘‘adaptação’’ desses computadores também está impressionante. Na demonstração, Steve Jobs entusiasmou a platéia ao desligar e ligar uma câmera de video a um e depois a dois Macs, on the fly. Nada de configurações, nada de reboot ou de drivers. Isto sim é plug and play à enésima potência!
Outro número de mágica: Jobs pegou um pequeno HD externo de 6Gb da VST, alimentado via firewire. Plugou, pôs para tocar um clip em QuickTime... e desplugou, com o filme rodando. Nada de hangs ou bombas, apenas o HD não estava mais lá, e o filme, consequentemente, parou. Em julho, o mesmo disco terá cerca de um centímetro e meio de espessura, e mais ou menos o tamanho de um cartão postal.
Já para o número dos gráficos, o mago Jobs resolveu fazer um teste profissional... e pôs um jogo para rodar. Nele, o Mac mostrou ser 20% mais rápido do que um PC com uma placa Vodoo.
Mais uma pequena surpresa: para 3D - novamente ‘‘após procurar o melhor’’ - a Apple adotou o OpenGL da Silicon Graphics, e o incluirá nas futuras versões do OS.
A configuração das máquinas varia, mas é igual em alguns pontos. Há quatro modelos G3 Pro e dois Servidores. Todos têm três baias para HD (Ultra ATA ou UltraWide SCSI), quatro slots de RAM (até 1Gb), CD-ROM ou DVD, e zip drive opcional. Mas, conforme esperado, não há drive de disquete, nem as tradicionais portas seriais ou SCSI on-board. Para quem tem periféricos SCSI e quer mantê-los há a opção de uma placa SCSI-2 por US$ 49. Os monitores são três, com 21’’ e 17’’ com gabinetes semelhantes aos iMacs e um 15’’ flat panel.
Ah, sim: você agora pode dar a partida num Mac sem HD, usando o OS que está no servidor - um file server, o Apache web server (metade da Internet roda em servidores Apache), WebObjects - um servidor web especialmente poderoso criado pela NeXT, Free BSD 4.4 (Unix) e Java. O demo foi convincente: com um HD na mão para mostrar que havia dado boot no iMac pelo servidor, Jobs trouxe ao palco outros 49 iMacs e os 50 tocaram filmes QuickTime diferentes. A partir do servidor!
Quanto a software: Ben Waldman, da Microsoft, anunciou o lançamento - CDs aos montes na saida - do Internet Explorer/Outlook Expres 4.5 para Mac e de um novo site para os Mac users (www.microsoft.com/mac). O browser tem integração com a máquina de busca Sherlock, do MacOS e outras caraterísticas disponíveis apenas na versão Mac, como drag and drop de imagens para o desktop. John Carpack da ID software - jogos! - rodou um demo da proxima versão de Quake e se disse muito satisfeito com a performance dos novos G3. Jobs, por sua vez, anunciou o Virtual Game Station, da Connectix: por US$ 50, você roda qualquer CD do Playstation no seu Mac. E rápido!

mockup