Lendas da tribo em CD-ROM
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de junho de 1997
Agência Estado 
DivulgaçãoBakaru: belos desenhos com narração em off sobre nossa culturaO novo título infantil que a MPO está colocando no mercado está longe dos personagens americanizados e dos já conhecidos jogos de memória. Se você quer oferecer aos seus filhos um pouco de cultura tipicamente brasileira, dê uma olhada no CD-ROM Bakaru - Lendas Indígenas Brasileiras. Além das belíssimas histórias, na sua maioria usadas para explicar fenômenos naturais, o produto tem seções especiais, com vocabulário indígena e jogos.
Um totem, como aqueles esculpidos por índios do Pantanal, ilustra a tela inicial. A partir dele, há quatro caminhos principais de exploração. O primeiro, chamado Linguística, explica a divisão das línguas indígenas brasileiras, dividindo-as em quatro troncos: Tupi, Jê, Aruák e Karib. Há alguns idiomas cujo tronco ainda não foi determinado. O assunto não é muito aprofundado.
Para voltar ao menu inicial, basta clicar na pequena Oca, no alto à direita da tela. A seção mais interessante é a das lendas. São oito: A Origem do Piripirioca, A Onça e a Chuva, A Conquista do Fogo, Como se Fez a Noite, Nhara, O Guaraná, Kuiéje-Dóge: O Nome das Estrelas e Karé: Alguns Peixes. Pode-se assistir aos contos de duas formas: manual, em que o usuário é quem decide quando vai trocar de tela, e o automático, para a história rolar no ritmo pré-programado do CD. Para ilustrar, há desenhos belíssimos. Além do texto embaixo da tela, há narração em off.
A única lenda vinda de uma tribo original da Região Sul do País é a Nhara. As outras sete vêm do Centro, Norte e Nordeste. Estas informações são obtidas na seção Localização Geográfica, em que um mapa do Brasil mostra onde vivem (ou viviam) as tribos.
Há três jogos diferentes, todos com níveis fácil, médio e difícil. No Bota a Mão na Cumbuca, o jogador faz contas matemáticas. Quanto mais rápido ele raciocinar, mais avançado será seu nível. O game Índio Vê, Índio Lembra estimula a memória com animais típicos da fauna brasileira. Para melhorar a coordenação motora, o ideal é o Espantando os Maus Espíritos. Nele, o jogador usa um chocalho para proteger a aldeia, matando os espíritos que chegam correndo por entre árvores e arbustos.
Pelo menu inicial é possível obter informações sobre vocabulário indígena, principalmente da fauna e flora da Amazônia. Bakaru - Lendas Indígenas Brasileiras deve chegar ao mercado com o preço de R$ 49,00. Equipamento mínimo para rodar o CD-Rom é PC 486DX de 33 MHz, 4 MB de RAM, drive de CD-ROM 2x, monitor SVGA e Windows 3.x ou 95.
Serviço: MPO - (011) 263-1522


