O Convênio entre a Empresa Binacional de Itaipu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) resultará na criação de um Laboratório de Geoprocessamento para orientar a ocupação do solo urbano e rural na região, através de informações obtidas por satélite. O laboratório será implantado em Cascavel, onde está um dos quatro campus da Unioeste, com operação prevista já para o próximo ano.
Para a empresa binacional, um dos objetivos principais é monitorar a ocupação de áreas às margens do Lago de Itaipu, que forma o reservatório de sua usina. Mas os municípios e cooperativas da região também deverão usufruir das informações para programas ambientais e voltados à ocupação de espaços para a agricultura. Também será possível fazer estimativas das safras agrícolas.
A Itaipu repassará a Unioeste R$ 50 mil para quatro cursos de formação de profissionais, cada qual com 40 horas/aula, e para aquisição de equipamentos e material de trabalho.

mockup