Kits de desenvolvimento podem aumentar ofertas de apps
A Razer, famosa fabricantes de periféricos para gamers, lançou também na Consumer Electronics Show (CES) 2015 um kit de desenvolvimento para que mais pessoas possam desenvolver aplicativos que possam ser usados com este tipo de óculos. O kit permite desenvolver aplicações para qualquer plataforma, e é gratuito.
Segundo o diretor comercial da Razer no Brasil, João Paulo Martins, o kit de desenvolvimento da empresa poderá fazer aumentar o número de aplicações para o óculos. O kit da Razer compõe o ecossistema OSVR, formado por uma parceria com outras empresas, e deverá ser lançado no segundo semestre deste ano. Em breve, a Beetech, de Curitiba, também deverá liberar o seu kit de desenvolvimento para aplicações voltadas ao Beenoculus ao custo de R$ 499.
Vertigem
Além da falta de aplicativos disponíveis, os óculos de realidade virtual também apresentam lacunas no que diz respeito ao conforto no uso, observa Rafael Dubiela, da Universidade Positivo. "Uma grande parcela da população tem sintomas usando o óculos, como vertigem, tontura e até vômito." A outra lacuna, segundo ele, está no fato de ser, por enquanto, um lazer altamente individual. Mas o potencial, principalmente para a área de educação, é enorme. "Para a educação, pode ser um salto fenomenal", ressalta o professor, que exemplifica: os alunos podem usar o óculos para explorar lugares como a Catedral de Notre Dame ou as ruínas de Roma sem sair da sala de aula. (M.F.C.)





