Culpa da Intel
Jeff Weitzen, CEO da empresa Gateway, um dos maiores fabricantes mundiais de microcomputadores PC, teceu duras críticas à Intel após declarar uma queda no desempenho da Gateway no último quadrimestre. Segundo Jeff, a Intel foi a maior responsável pelo queda nas vendas da Gateway nos últimos quatro meses, pois não foi capaz de suprir a demanda de placas para seus PCs. A falta de capacidade da Intel em fornecer as placas necessárias custou aos cofres da Gateway nada menos do que US$ 250 milhões. A Intel, fabricante de microprocessadores, é a principal fornecedora de ‘‘motherboards’’ para o mercado de microcomputadores PC. ‘‘Dizer que estamos totalmente frustrados com a situação de fornecimento de motherboards, é suavizar a situação’’, afirmou Jeff irado. Ele completou afirmando que a Gateway vai tomar sérias providências para não ficar nas mãos da Intel, que estaria fornecendo as placas, baseado em sua própria necessidade de produção, e não de acordo com a verdadeira demanda dos consumidores Gateway. ‘‘A Intel quer determinar o que o nossos clientes devem comprar’’, completou Jeff Weitzen. O CEO da Gateway finalizou dizendo que na próxima semana o mercado vai conhecer as enérgicas medidas que a Gateway vai tomar. É esperar pra ver.

AMD espera ansiosa
Quem está rindo à toa em razão dos desentendimentos entre Gateway e Intel, é certamente a AMD, principal rival da Intel. A Gateway produziu em 1998, PCs baseados nos processadores da AMD, porém, em 1999 resolveu adotar somente os produtos Intel. Muita gente pensou que era o divórcio definitivo entre a Gateway e AMD, porém as duas empresas parecem mais próximas do que nunca de um acordo de fornecimento. Depois do que Jeff Weitzen, CEO da Gateway, falou sobre a Intel, as relações com a gigante dos microprocessadores deverão ficar estremecidas por um bom tempo, e vai precisar muito mais do que um pedido de desculpas para restabelecer a relação comercial entre as duas empresas. Somente um produto muito competitivo, com um significativo diferencial, poderá devolver a credibilidade da Intel junto à Gateway, seu maior cliente do segmento de motherboards para PCs. Por enquanto, a empresa houve calada as fortes críticas dirigidas a ela, pelo CEO da Gateway, e decidiu não dar nenhuma declaração pública.

AOL surpreende MS
Enquanto a Microsoft trabalha em seu plano para enfrentar maior competição devido às prováveis mudanças resultantes da ação judicial que o governo norte americano move contra ela, a AOL lança o AOL TV, para competir com o WebTV da MS. Tenho escrito sobre a tecnologia WebTV desde que comecei escrever essa coluna, há quase quatro anos, quando a WebTV nem mesmo era da Microsoft. Quem me conhece, sabe o quanto acredito no conceito WebTV, não necessariamente no produto da Microsoft, mas a idéia de levar o acesso internet para a sala de TV sempre me seduziu. A razão é simples: na maioria das vezes, internet significa lazer, entretenimento, compras. O micro quase sempre fica no escritório, lugar de trabalho, de estudos, cadeira quase sempre desconfortável, definitivamente não é o melhor lugar para relaxar e surfar na internet. Sou muito mais uma confortável poltrona, uma televisão de 40 e tantas polegadas, um teclado e mouse sem fios, uma conexão de alta velocidade e finalmente, tempo de sobra para surfar. A AOL parece ter acordado para essa realidade e decidiu investir pesado em uma tecnologia que vai levar a internet para a sala de TV. É o AOL TV, um pequeno equipamento que permite acessar a internet usando a televisão. Apesar da Microsoft ter percebido essa realidade há mais tempo e ter adquirido a empresa WebTV, a AOL tem uma extraordinária vantagem - seus quase 20 milhões de clientes. A WebTV, depois de muito esforço, conseguiu arrebanhar 1 milhão de usuários. O equipamento AOL TV vai operar com acesso satélite. Os dois principais fabricantes do equipamento são a Philips e Hughes Network Systems, fabricante de receptores DirectTV. O equipamento AOL TV da Hughes será conjugado com o receptor DirectTV. A AOL ainda não revelou o preço do dispositivo, e nem outros detalhes sobre as tecnologias usadas para conexão. O equipamento para o serviço WebTV, da Microsoft, pode ser encontrado em qualquer loja de departamentos nos Estados Unidos custando entre US$ 99 e US$ 199, para os modelos standard e WebTV Plus, respectivamente. Ambos equipamentos, WebTV e AOL TV, não funcionam acessando internet por provedores comuns, pois dependem de uma tecnologia específica de hardware e software que só estão disponíveis nos provedores da MSN (Microsoft Network) e AOL.

WebTV & AOL TV
Sobre a WebTV, já ouvi diversas vezes a pergunta: Se a idéia é tão interessante, porque o serviço tem somente 1 milhão de usuários nos Estados Unidos, quando o total de internautas norte americanos já passou de 50 milhões? A resposta é simples: tecnologia proprietária. Como mencionado, o equipamento WebTV só funciona se o internauta tiver assinatura com o provedor internet da Microsoft (MSN). Em primeiro lugar, a Microsoft não tem tradição em prover acesso internet, começou tarde demais, e em segundo, o fato do usuário ficar preso a um provedor, sem ter liberdade de escolha, tem limitado a opção pelo WebTV. Simplificando, se o usuário não gostar dos serviços MSN e mudar para outro provedor, pode jogar o equipamento fora. Ainda que o AOL TV seja também baseado em tecnologia proprietária, a empresa conta com seus milhões de leais usuários para lançar o produto com segurança. Com uma campanha agressiva de marketing, a AOL pode, em poucos meses, alcançar o mesmo numero de usuários que a WebTV levou 4 anos para conseguir.

Carlos Trindade é consultor em Sistemas de Informação e Internet e atualmente desenvolve pós-graduação em Marketing na Universidade de Berkeley, Califórnia.