Enquanto não existe informação confiável e auditada sobre os sites mais visitados no Brasil, vamos aos dos Estados Unidos. A Media Metrix, uma das maiores empresas de pesquisa e análise de mercado Internet em todo mundo, publicou uma lista dos mais visitados sites da Internet. O Yahoo.com ficou em primeiro com quase 48 milhões de visitantes em um único mês; o MSN.com da Microsoft, ficou em segundo com 38 milhões; o AOL.com em terceiro com 31 milhões; e o Microsoft.com, outro site da MS, ficou em quarto com 28 milhões de visitantes únicos em um mês. Na categoria de sites de notícias, o site da ZDNET.com foi o mais visitado com 9,5 milhões de visitantes; o About.com com 9,3 milhões; CNET.com com 9,9 milhões; MSNBC.com com 8,4 e Weather.com com 7,5 milhões. A concorrência na categoria notícias é bastante acirrada. O décimo-quinto colocado, OnHealth.com recebeu visitas de 4,8 milhões de internautas únicos. Pode-se considerar que não é grande a diferença entre os principais concorrentes. Tenho comentado diversas vezes sobre quebra de paradigmas, mudanças radicais do modelo de relação da mídia com seu público alvo. Entre os 15 primeiros sites de notícias mais visitados, apenas quatro estão relacionados a empresas de mídia tradicional, como TV e jornal.

Cresce publicidade na Internet