Antônio Carlos e Danhara Gomes, pai e filha, são fundadores de quatro startups na área de esportes, sendo que duas já estão no mercado. Uma delas é um aplicativo que oferece serviços a ciclistas - o Skinny Bike. Um dos serviços é o botão do pânico, que aciona polícia, bombeiros e contato de emergência em situações de perigo - acidentes, problemas de saúde ou de segurança, por exemplo. É possível gravar um áudio de até dez segundos com informações sobre a ocorrência. O alerta é enviado já com a localização do ciclista e informações cadastrais. "O botão agiliza o processo de atendimento em caso de emergência. Passa maior segurança para o biker que tem medo de andar sozinho porque usa uma bike cara, é mulher ou tem algum problema de saúde", ressalta Danhara, que também é ciclista. "Além de ver os problemas, vivi os problemas, as dores do ciclista." O alerta de emergência também aparece no feed de notícias dos usuários, para que alguém que alguém que esteja próximo possa ajudar.

Antônio Carlos e Danhara Gomes, pai e filha, são fundadores de quatro startups na área de esportes: duas já estão no mercado
Antônio Carlos e Danhara Gomes, pai e filha, são fundadores de quatro startups na área de esportes: duas já estão no mercado | Foto: Anderson Coelho



Os registros ficam guardados para mapear os pontos com maior ocorrência de acidentes ou assaltos, por exemplo. A startup já está em negociação com a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) para que a ferramenta seja adotada pelo município. Outros serviços presentes no app são módulo de treinos e agendamento de manutenção e revisão com pagamento pelo app.

LEIA TAMBÉM
- SporTechs trazem soluções para o esporte

O Sport Training System, um sistema de gestão do treinamento do atleta no esporte, já é utilizado por entidades como a CBA (Confederação Brasileira de Atletismo) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBA). A ideia foi trazida por Gomes de Moscou (Rússia). O sistema gerencia dados importantes no setor de esporte, como instituições, eventos, infraestrutura, equipes e atletas (desde iniciantes a atletas de alto rendimento). Toda a vida do atleta é gerenciada pelo sistema, desde a detecção do talento até que ele se torne um atleta olímpico. Atualmente, há 12 mil atletas cadastrados na plataforma. O sistema irá formar um grande banco de dados que, através da tecnologia de BI (Business Intelligence), poderá ser utilizado pelas instituições esportivas para a tomada de decisão e até pelo poder público em suas políticas a favor do esporte, por exemplo. O sistema pode ser utilizado por personal trainers e até por grandes clubes.

Meetup e Hackathon
"Existem ações, subsídios, projetos, iniciativas para as startups em geral, mas na área do esporte não", desabafa Danhara Gomes, que resolveu tentar reverter essa situação criando eventos para as SporTechs. Um deles foi um meetup da comunidade de startups RedFoot, realizado em agosto. Para os Jogos Abertos 2018, que serão sediados em Londrina, ela também está organizando um hackathon de SporTech a ser realizado no Moringão entre os dias 21 e 23 de setembro. "Percebi que existia um gargalo gigantesco. A ideia é fomentar a área. No meetup, conectamos o pessoal de tecnologia ao pessoal de esporte. Agora que estamos sediando o Jogos Abertos, queremos levar tecnologia e inovação com o hackathon", ela comenta. "A ideia do hackathon é ser uma ferramenta para fazer que novos projetos surjam e mostrar para os jovens que é possível continuar na área esportiva empreendendo, que ideias podem se concretizar."(M.F.C.)