.
. | Foto: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

A onipresença dos óculos de realidade virtual dão o tom da evolução dos videogames na Game XP, feira de jogos eletrônicos que começou na quinta-feira (25) e vai até o domingo (28) no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A FOLHA visitou o evento no “Loading Day” e conferiu que o objetivo das produtoras é, cada vez mais, colocar o jogador dentro dos jogos.

A Game XP oferece um incontável número de atrações. O PES Experience, da Konami, vai permitir que o visitante jogue uma partida real, mas, se quiser, também terá os jogos no console para jogar. Fortnite também está lá, com um espaço real para combate. Mas são os óculos em outras áreas que chamam a atenção.

Imagem ilustrativa da imagem Imersão na realidade virtual é o 'jogo do momento'

Próximo a uma roda gigante, uma montanha russa tinha a provável maior fila das atrações do Loading Day, o que desestimulou a experiência na brincadeira. O brinquedo não tem grandes quedas, mas algo chama a atenção: o participante não terá uma mera experiência de altos e baixos. Óculos de VR o levam para uma outra realidade, na qual ele embarca em uma aventura espacial. E há outras experiências, incluindo uma casa do terror onde os sustos não passam de imagens sugestionando sua mente – e como sugestionam!

UM 'VINGADOR' NO RIO DE JANEIRO

“Já pensou em ser o Tony Stark?”, pergunta o monitor do estande da Sony no espaço específico para o Playstation da Arena 1. Obviamente, ele não se referia à fortuna do gênio bilionário filantropo da Marvel, mas à maior invenção da personagem: a armadura do Homem de Ferro. E por que não, não é mesmo?

Com os óculos VR e os controles PS Move – para controles de movimento -, o jogador torna-se o próprio Homem de Ferro no game Iron Man VR, que ainda está em produção. Ainda assim, um protótipo com alguns minutos de gameplay estava disponível em diversos consoles para o deleite dos visitantes, que só podiam jogar cinco minutos, para que as filas não se prolongassem.

A movimentação do personagem na tela dos óculos e da tevê é feita com base nos movimentos dos PS move: apertando os gatilhos e colocando as mãos para baixo, paralelas ao corpo, o herói sobe; com as mãos para cima, ele desce; braços levemente inclinados para trás fazem o herói voar para frente. Outro botão nos dispositivos disparam rajadas de energia, que podem ser concentradas ao mantê-lo pressionado. Tudo se parece como nas telas do cinema. Uma pena que, em cinco minutos, a diversão é muito breve.

SEM CHÃO SOB OS PÉS

Ainda dentro da Arena 1, um estande da Oi, empresa responsável pela infraestrutura de dados e segurança do evento, te leva – literalmente? Não, VIRTUALMENTE – às alturas. Para mostrar a imponência do parque, um espaço de hiper realidade foi montado para dar a sensação de subir a centenas de metros acima do parque, em uma visão panorâmica a partir de uma estreita plataforma verde projetada.

E, por mais que o usuário saiba que tudo não passa de imagens projetadas em óculos de realidade virtual, atravessar a pequena plataforma é um processo de convencimento pessoal. Repetir mentalmente “não é real, não é real, não é real...” pode te ajudar a atravessar a pequena plataforma e, se conseguir completar a missão, certamente o usuário terá uma divertida experiência.

UBER AÉREO NA SUA MÃO

Na Arena Inova, o visitante pode “pilotar” um avião Tucano ao lado de outros aviões, com loops que deixam o piloto de ponta-cabeça – tudo, claro, com base na realidade virtual. Mas também chama a atenção a apresentação do eVTOL, um veículo desenvolvido pela empresa em parceria com a Uber que servirá de táxi aéreo com capacidade para quatro pessoas.

Imagem ilustrativa da imagem Imersão na realidade virtual é o 'jogo do momento'

E, se o veículo não está lá, é possível conhecer o aeroplano por meio de um aplicativo de realidade aumentada, no qual um protótipo é projetado na tela de um dispositivo móvel a partir de um card com um QR Code. Para quem quiser conhecer de casa, o aplicativo Embraer 50 está disponível na Play Store, do Google, e na App Store, da Apple. Com ele instalado, basta apontar a câmera do dispositivo para o código de barras e o veículo, misto de helicóptero com drone, surge na tela – para que permaneça ali, o QR Code deve permanecer no campo de captura da câmera.

Imagem ilustrativa da imagem Imersão na realidade virtual é o 'jogo do momento'

(Baixe outros cards aqui)

A primeira Game XP aconteceu durante o Rock in Rio 2017 e consagrou-se como o maior evento gamer da América Latina. Em 2018, a Game XP “tornou-se” independente, transformando-se, também, no primeiro GamePark do mundo, nas arenas olímpicas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 2019, a Game XP acontecerá de 25 a 28 de julho, com uma área 60% maior e o dobro de atrações.

Toda a infraestrutura de dados e segurança digital é fornecida pela Oi, patrocinadora master do evento. Em seu 36º evento como fornecedora de soluções e serviços, a empresa tenta se firmar como fornecedora de TIC (tecnologias da Informação e Comunicação) para grandes eventos e para o mundo corporativo.

*O repórter viajou à convite da Oi para o evento