História da internet começou na universidade
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Mie Francine Chiba<br>Reportagem Local 
Com a facilidade de acesso à internet hoje, ninguém se lembra como era difícil poder participar da rede mundial de computadores quando ela foi criada. Apesar da história da web ainda ser recente, só os mais velhos irão se lembrar do modelo discado e daquele barulhinho que fazia no momento da conexão. E de como os computadores eram disputados e a ferramento só funcionava em horários determinados do dia. Atualmente, permanecemos conectados 24 horas por dia até mesmo dormindo com o auxílio de ferramentas que ninguém imaginava ser possível antes: no computador, notebook, tablet e no celular.
A história da internet em Londrina começou em meados de 1994, há exatos 20 anos.
Ela surgiu com fins acadêmicos, com o objetivo de interligar os pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) às demais universidades do Estado. "A UEL foi uma das primeiras do interior do Estado a se conectar", lembra o hoje assessor da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da UEL, Leonardo Pinheiro, que na época era estagiário no Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da instituição.
Antes disso, a comunicação se dava apenas por carta. Podia demorar dias para que os pesquisadores recebessem, pelo correio, os resultados de pesquisas eram realizadas em outras universidades. E havia todo um protocolo a ser seguido. "Existiam mecanismos formais para pesquisa por correspondência. Existia todo um protocolo para troca de informação. Tinha que garantir a chegada. A troca de experimentos tinha que estar planejada", afirma José de Lima Junior, analista de suporte da ATI, que na época já trabalhava na UEL.
O governo do Estado disponibilizou para a UEL os equipamentos e o link que fazia a comunicação com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) existente até hoje -, que na época interligou a Universidade de Londrina às demais universidades estaduais. Eram poucas as estações de trabalho na UEL seis, no total -, espalhados por todo o campus universitário. De início, apenas aquela estação ligada ao NPD estava conectada à internet.
Quem hoje não vive sem computador e internet, pode pensar que estas estações eram disputadas, mas poucos conheciam a rede e seu potencial na época, dizem Pinheiro e Lima Junior. "Os usuários não passavam de poucas dezenas", lembra Pinheiro. Segundo ele, os usuários eram pessoas ligadas aos cursos de informática, que tinham conhecimento prévio da web.
O interesse pela internet, de início, era basicamente enviar e receber e-mails e acessar sites. A velocidade era de 19,2 Kbps (Kilobits por segundo), inimaginável nos dias de hoje, em que a velocidade da internet nas residências chega à casa do Mbps (Megabits por segundo), valor mil vezes maior que um Kilobit por segundo. Hoje, a ligação de internet da UEL é de 1 Gbps, valor 100 mil vezes maior que o daquela época.
Continue lendo:
- Lançamento da Sercomtel foi em 1995
- Usuários precisavam de treinamento


