Arquivo FolhaEducação 2000Crianças e informática: mistura garante bons resultados no desempenho escolarO interior paulista saiu na frente na corrida pela informatização do ensino. Em Ribeirão Preto fica a escola COC, pioneira no uso da realidade virtual em aulas para alunos do 2º grau. O Sistema COC de Educação e Comunicação pretende revolucionar a maneira de dar aulas com seu projeto Educação 2000.
O projeto foi criado e desenvolvido pela própria escola há cerca de três anos, sem intenção de comercializá-lo. ‘‘Mas surgiram propostas tentadoras’’, afirma Arnaldo William Pinto, diretor da escola. ‘‘Por isso, o COC já pensa em colocar seu projeto à disposição para outras escolas.’’
Com a iniciativa do Educação 2000, a qualidade de ensino aplicado no COC pode ser comparada à de um país de primeiro mundo. O quadro-negro, por exemplo, foi substituído por uma lousa eletrônica, a Softboard. Ela está conectada às carteiras eletrônicas. Ao todo são 48, todas equipadas com micros PCs Pentium 100 MHz.
Essa tecnologia evita a interrupção da aula. ‘‘Se o aluno quiser fazer uma pergunta, ele digita e manda para o professor, sem precisar levantar a mão toda vez que tiver uma dúvida’’, explica Jorge Cury, coordenador de informática de área pedagógica do COC. ‘‘O aluno também leva a lousa para casa em disquete; tudo o que o professor escreveu fica gravado’’, complementa.
A carteira eletrônica é o sonho de todo professor. Ela está equipada com saída paralela para impressora, tela de cristal líquido colorida, acesso direto à Internet e roda aplicações em realidade virtual. Mas o melhor é que ela permite interatividade entre professor e aluno.
Outra prova de pioneirismo do COC são as aulas com realidade virtual. Para isso, foi contruída uma sala que utiliza recursos de última geração e programas adequados às aulas. ‘‘A informática passou a ser uma ferramenta de trabalho que complementa o conteúdo das aulas’’, afirma Cury.
Ficou mais fácil, também, saber as notas e ter informações sobre horário de aulas, pagamento de mensalidade, programação cultural da escola e até de Ribeirão Preto. O aluno só precisa ter acesso aos terminais multimídia. Além disso, o COC também informatizou a biblioteca e a sala de estudos e controla a entrada dos alunos com cartões magnéticos.
O interessante é que os estudantes têm contato com a informática desde o pré-primário até o colegial. O cursinho preparatório para o vestibular também foi adaptado com a nova tecnologia. E, para que tudo caminhe corretamente, o COC criou o CAP - Centro de Apoio aos Professores. Lá, eles são preparados e reciclados para lidar com aulas informatizadas.
Serviço: COC - (016) 624-4321