A passos lentos, a Internet começa a fazer parte do currículo escolar das crianças brasileiras. Exemplo disso é a Escola Santo Inácio que, desde o início do ano, está com o Projeto Intercâmbio Brasil-Suécia. Até agora, os principais beneficiados são seus 46 alunos da 4ª série do 1º grau.
As crianças, entre 9 e 10 anos, estão tendo contato com os alunos da Laxsjo Skola, um colégio sueco da cidade de Laxsjo. Para isso, aprenderam a se conectar e a navegar pela Internet. Até agora suas atividades consistem apenas na troca de informações gerais sobre costumes, clima, língua, família, cultura e outras diferenças entre os dois países. Tudo via e-mail. A idéia é preparar o aluno para discutir futuramente um único assunto, mais aprofundado.
Apesar de a língua inglesa dominar a maior parte da Internet, isso parece não ser um problema para as crianças que participam do projeto. Segundo a escola, os professores têm notado que a experiência contribui para enriquecer o vocabulário de inglês dos alunos.
Uma das atividades que as crianças mais gostam é a troca de arquivos com suas vozes. Para isso, cada aluno gravou seu nome e fez uma breve descrição de sua família, contando o nome dos pais e irmãos, idades e profissão, entre outras coisas, sempre em seu idioma. Depois, mandaram para a Laxsjo Skola pela Net.
Junto com as gravações, há também a troca de fotos e desenhos. ‘‘As figuras foram feitas com o software Paint Brush e mostraram um pouco dos lugares que elas costumam frequentar’’, explica Jorge Luiz Occhipinti, assessor de informática da escola. Além da Internet, os alunos também aprendem aplicações de novos recursos de informática.
Occhipinti conta ainda que, no mês passado, os alunos suecos fizeram uma excursão bastante interessante em regiões muito frias e tiveram de ficar em iglus, pequenas casas feitas com gelo. ‘‘Eles colocaram as fotos na home page de sua escola para que pudéssemos ver’’, disse.
Serviço: Escola Santo Inácio - (011) 884-0566

mockup