Envie e receba e-mails mesmo viajando
Jay Dougherty, Deutsche Presse Agentur
Se você está de viagem, em um hotel de uma cidade estrangeira, e chama seu provedor de Internet para ler seu correio eletrônico, isso pode lhe sair muito caro em chamadas de longa distância.
Mas a rede mundial que é a Internet não seria mundial se você não pudesse enviar e receber correio eletrônico em qualquer parte do planeta. Na realidade, existe a possibilidade de se ter acesso ao próprio correio eletrônico de longe e sem esses gastos mundiais.
Vários serviços on line oferecem atualmente acesso ao correio eletrônico onde quer que você se encontre, seja gratuitamente ou mediante tarifas muito inferiores às de chamadas de longa distância. Mas cada um tem vantagens e desvantagens que convém conhecer.
Pode-se, por exemplo, abrir uma conta gratuita de correio eletrônico que recupera suas mensagens no provedor local. Um dos mais populares é o HotMail da Microsoft, www.hotmail.com, mas já existem competidores como o Yahoo Mail, mail.yahoo.com, e o AltaVista Mail, altavista.iname.com.
Estes serviços lhe oferecem a possibilidade de usar qualquer computador equipado com um programa navegador para recuperar correio desde até quatro contas de correio eletrônico baseadas na norma POP.
Desta maneira, dá no mesmo se se tem um provedor local ou um grande provedor internacional de correio eletrônico com muitos números de acesso. Para ler o correio desde qualquer ponto do planeta só se precisa dar o número da assinatura, uma senha e o nome do servidor POP do provedor de Internet (algo como pop.yourprovider.com).
Mas isso traz alguns inconvenientes. Primeiro, só se tem acesso a essas contas mediante um computador conectado à Internet. Segundo, quando você responde uma mensagem através de um serviço como o HotMail a resposta vai através da conta do Hotmail e não através do endereço de correio eletrônico de seu provedor de Internet.
Mas essas contas têm outras vantagens. Uma delas é que permitem receber à distância apenas uma cópia do correio eletrônico recebido na conta principal, deixando o original no servidor do provedor, de modo que pode-se recuperá-lo mais tarde, já em casa. Outra vantagem de ter duas ou mais contas eletrônicas é a de se reduzir o recebimento de correio não solicitado na conta principal.
É importante saber, entretanto, que estes serviços trabalham melhor com provedores locais de Internet ou de correio eletrônico. Não se pode acessar as contas eletrônicas comerciais da AOL, por exemplo, através de terceiras contas, tais como a do Hotmail. Isto deve-se ao fato de que a AOL (também proprietária da CompuServe) recebe pagamentos de empresas que fazem publicidade através de seu próprio software.
Entretanto, a AOL começou recentemente a oferecer a seus clientes a possibilidade de receber correio através do NetMail, um serviço eletrônico patrocinado pela AOL. Se você é cliente da AOL, pode entrar nesse site e recuperar seu correio de qualquer ponto sem necessidade de usar o software da AOL. Não poderá, entretanto, evitar o aparecimento de anúncios, já que isso é uma coisa comum em todas as contas eletrônicas gratuitas na Internet.
Mas o que acontece se no lugar onde você está não há um provedor de Internet e só lhe resta acessar sua conta principal através de uma chamada telefônica de longa distância? Uma maneira de evitar isso é através de serviços como o AimQuest, www.aimquest.com ou o Ipass Alliance www.ipass.com.
As duas empresas proporcionam acesso à chamada Global Roaming Internet Connection (GRIC), que oferece acesso local simulado à Internet através de um consórcio de provedores de serviços de Internet (ISP) internacionais. É preciso usar um chamado número GRIC para escolher a cidade em que se está e entrar em um provedor local afiliado ao sistema GRIC.
Este sistema permite ler o correio e navegar pela Internet como se estivesse no computador de casa. O custo varia de US$ 4 a US$ 6 por hora, mais uma pequena tarifa pela conexão. Em todo caso, é muito mais barato que as chamadas de longa distância, especialmente se se precisa de muito tempo on line.Existe a possibilidade de se ter acesso ao próprio correio eletrônico à distância sem que isso lhe saia muito caro
ReproduçãoReproduçãoReproduçãoBons e baratosVários serviços oferecem acesso ao correio eletrônico onde quer que você esteja, gratuitamente ou mediante tarifas inferiores às de chamadas de longa distância





