Encarta deve ser destaque na Fenasoft
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 15 de julho de 1998
Da Redação 
A versão em português da enciclopédia multimídia Encarta 99, já está sendo cotada como um dos destaques de vendas da Fenasoft. O software, lançado pela Microsoft Brasil no dia 6 de julho, foi totalmente adaptado à realidade brasileira por uma equipe de 250 profissionais, cem do Brasil, incluindo professores, jornalistas e especialistas em várias áreas do conhecimento. O trabalho de desenvolvimento da versão brasileira de Encarta - que exigiu investimentos de US$ 7 milhões - foi coordenado pelos consultores Arno Wehling, presidente do instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Irene Moutinho, musicóloga e escritora, com vasta experiência na seleção e criação de conteúdos para enciclópedias; e Jorge Couto, professor do Departamento de História da universidade de Lisboa, especialista em História dos Descobrimentos.
Encarta 99 em português possui 21.344 artigos - distribuídos em nove áreas de interesse - e 2.500 especialmente produzidos para a versão brasileira. A enciclopédia multimídia da Microsoft também possui 3.900 fotos e ilustrações, cem clipes de vídeo e animações, 1.500 clipes de som, visões panorâmicas em 360 graus e uma linha do tempo da história mundial, entre outras novidades.
ReproduçãoUm dos grandes diferenciais da Encarta 99 é a possibilidade de atualização on line do produto, via Internet. A cada mês, aparece na tela inicial da enciclopédia uma mensagem informado sobre a disponibilidade do arquivo do mês, que ficará gravado no disco rígido do computador do usuário. As atualizações serão gratuitas até dezembro de 1999.
Outros pontos fortes da Encarta 99 são a incorporação do dicionário Aurélio Conciso, da Nova Fronteira - com mais de 65 mil verbetes - e a facilidade de uso e de navegação por toda a enciclopédia. Utilizamos os mesmos conceitos presentes nos browser de Internet para facilitar a exportação dos conteúdos, informa Luiz Eduardo Heil, gerente de marketing de produtos da Microsoft Brasil. A Encarta 99 também possui jogos, uma seção de interatividades e uma sugestão de roteiro histórico e cultural.
A edição brasileira de encarta 99 chega ao mercado antes da versões existentes em outros oito idiomas, que só estarão disponíveis a partir de outubro. Encarta 99 em português será comercializada no Brasil por R$ 149,00 (preço estimado para o varejo). Para usar a enciclópedia Encarta 99, o usuário vai precisar de um computador multimídia com processador 486DX/50 MHz ou superior; sistema operacional Microsoft Windows 95, Windows 98 ou sistema operacional Windows NT Workstation 4.0; 8 Mb de memória RAM para Windows 95 ou Windows 98 e 16 Mb para Windows NT Workstation; 20 Mb de espaço disponível no disco rígido para Windows 95/08 ou Windows NT Workstation; unidade de CD-ROM de dupla velocidade ou superior; monitor Super VGA de 256 cores com suporte a resolução 640x480 ou superior; vídeo de barramento local 1 Mb ou mais de VRAM; placa de áudio com alto-falantes ou fones de ouvido; mouse ou dispositivo apontador compatível. Para utilizar o Anuário, os links da web e as atualizações mensais da Encarta, o usuário necessita de modem de 9600 bauds ou superior; acesso à Internet; 4 Mb de espaço adicional no disco rígido, além de 1 Mb para cada suplemento mensal; Internet browser.


