DFNDR Lab alerta para golpe de oferta de emprego em app de mensagens
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
Reportagem Local 
O DFNDR Lab, laboratório de segurança digital da PSafe especializado no combate ao cibercrime, alertou para uma ação de hackers que se aproveita do alto número de pessoas desempregadas no país para divulgar falsas vagas de emprego. Para isso, os cibercriminosos estão utilizando a marca de uma grande rede de supermercados atacadista. Segundo o laboratório, a fraude foi disseminada via WhatsApp e atingiu, só nas últimas 24 horas, mais de 300 mil pessoas.
A armadilha promete à vítima a participação em processos seletivos com salários de até 2.800 reais, além de benefícios, como assistência média, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida. Segundo a mensagem maliciosa, para participar da seleção bastaria acessar o link e responder a três perguntas ("Você é maior de idade?", "Já trabalhou registrado?" e "Tem disponibilidade para fazer horas extras?").
Em seguida, o usuário é encaminhado a uma nova página que contém uma mensagem perguntando se ele gostaria de agendar uma entrevista para concorrer à vaga de emprego. Ao responder "Sim, claro", ele na verdade está autorizando o hacker a enviar notificações de outros golpes por push (tecnologia que permite o envio de avisos a devices após autorização prévia). A partir disso, o cibercriminoso está apto a enviar novas ameaças no futuro por notificações de celular. A página solicita, ainda, o compartilhamento da suposta oportunidade com todos os contatos e grupos do aplicativo de mensagens instantâneas para ampliar a disseminação da ameaça.
Para evitar cair em falsas oportunidades de emprego, os especialistas do DFNDR Lab reforçam a importância das pessoas utilizarem soluções de segurança que disponibilizam uma função de bloqueio anti-phishing. Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos. O DFNDR Lab oferece uma ferramenta gratuita de verificação de links no site www.dfndrlab.com.
Posicionamento do Atacadão
Ao DFNDR Lab, o Atacadão reforçou que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com e Catho, além de receber currículos nas células de recrutamento das suas unidades pelo país.


