Depois do Win98, Microsoft prepara mercado para NT
Depois do Win98,
Microsoft prepara
mercado para NT
O novo produto da Microsoft para redes é considerado imaturo
Laetitia Mailhes,
da France Presse
Depois do lançamento do Windows 98, a Microsoft projeta-se novamente à conquista dos grandes computadores das empresas com uma nova versão do Windows NT, um sistema de rede que pretende adaptar-se em seguida aos PC dos usuários. Na opinião da maioria de programadores e criadores de software, o número um mundial do software não conseguirá destronar o UNIX, de exploração, que representa há mais de 20 anos o sistema inteligente dessas máquinas.
Em geral, ninguém deixa de bom grado o UNIX para trabalhar com o NT, e, se nos forçarem, vamos oferecer resistência, destacou Matthew Lanier, um jovem criador de software. A razão de ser do UNIX é técnica, enquanto o NT é produto de estratégia comercial, declarou Joshua Rabinowitz, programador de uma grande empresa da Califórnia.
Assim como vários colegas, Rabinowitz não acredita que o NT destrone o UNIX, um sistema mais complexo, mais flexível, mais confiável e eficiente que o Windows NT. As vendas do NT registraram em 1997 uma taxa de crescimento de 80%, em comparação com os 15,8% do UNIX, segundo o Instituto de Estatística e de Análise Internacional Data Corporation (IDC).
Potente, fácil de instalar, mais agradável na aparência e mais barato que o do adversário, o NT é considerado, no entanto, imaturo por vários profissionais, que não prevêem nenhum progresso extraordinário da versão 5.0 anunciada para o próximo ano.
Segundo analistas, as taxas de crescimento revelam apenas uma parte da realidade. Embora os números sejam inferiores em termos de unidades vendidas em 1997, as vendas do UNIX são superiores em termos monetários: US$ 2,5 bilhões em 1997, enquanto o NT vendeu US$ 1,9 bilhões.
O UNIX continua sendo o sistema operacional mais utilizado, com um total de mais de 2,1 milhões de unidades contra 1,6 milhões do NT.





