Imagem ilustrativa da imagem Dependentes de celular
| Foto: Shutterstock



A dependência do celular - também chamada de nomofobia (medo de ficar sem mobilidade) - está chegando a outro nível entre os brasileiros. Estudos recentes realizados por empresas de tecnologia mostram que os usuários de smartphones preferem passar por situações desagradáveis ou constrangedoras a ficarem sem o dispositivo; ou que mantêm o aparelho por perto mesmo em situações pouco convencionais, como no banheiro.

Em levantamento da Kaspersky Lab, mais de 20% dos entrevistados afirmaram que prefeririam ser flagrados nus em público do que não ter seus dispositivos conectados com eles. Afirmaram ainda que a perda de um smartphone ou tablet pode ser mais estressante do que outras situações traumáticas. Quase a totalidade dos brasileiros (91%) disseram que ficariam tensos se tivessem seus dispositivos perdidos ou roubados, mais que se perdessem um trem/avião (86%), sofressem um pequeno acidente de carro (85%) ou ficassem doentes (84%).

Mais do que isso, as pessoas se mostraram dispostas a correr riscos e até sofrer anos pessoais para se manter conectadas. Por exemplo, cerca de 24% já olharam para a tela do celular ao atravessar a rua, e 22% deles enquanto andavam em uma região desconhecida/perigosa.

Além disso, cerca de 28% disseram que se sentem nus quando não estão com seu dispositivo conectado. Para comprovar esse fato, a Kaspersky Lab realizou um experimento recente em que um voluntário nu e indefeso tinha a tarefa de tentar localizar suas roupas em uma cidade desconhecida sem usar o celular e todas as vantagens que ele oferece. Conforme o estudo e esse experimento social demonstraram, estar sem um dispositivo conectado é o mesmo que estar sem roupas.

O estudo mostrou ainda que os brasileiros já consideram que a conexão é um item básico: cerca de 23% diz que estar conectado é tão importante quanto ter acesso fácil a água, comida e abrigo.

"A conectividade rapidamente tornou-se um elemento básico da vida moderna e, para alguns, uma necessidade absoluta. Nosso desejo de estar on-line o tempo todo e as coisas que estamos dispostos a fazer para garantir essa conexão digital mostram como os dispositivos conectados são importantes para nós", diz Dmitry Aleshin, vice-presidente de marketing de produtos da Kaspersky Lab, por meio da assessoria de imprensa.

"Porém, com a conectividade se expandindo em todos os aspectos de nossas vidas, não podemos ignorar a questão da segurança, que deve estar presente independentemente do que você está fazendo e de onde está. Os usuários precisam garantir que sua conexão seja sempre segura, em qualquer situação", reforça.

Imagem ilustrativa da imagem Dependentes de celular



TELEDEPENDENTES
Outra pesquisa, da Motorola, mostrou que 40% dos brasileiros são dependentes do smartphone. A fabricante de dispositivos móveis chegou a essa conclusão após 20 mil pessoas responderem a cinco perguntas, capazes de traçar o perfil usuário de cada um. Mais de 40% se enquadraram no perfil teledependente, aquele que nunca deixa de utilizar o telefone, fica no celular de manhã, antes de dormir, sempre que pode, e se pega olhando para o aparelho só pelo fato de ele estar lá.

Por outro lado, 32% se enquadraram no perfil teleconsciente, ou seja, alcançaram um estado de equilíbrio no uso do smartphone. Apenas 5,56% se enquadraram no perfil telesapien, que usa o telefone apenas para o básico, como ver a hora e fazer ligações e não gosta nem de enviar mensagens de texto. Existe, ainda, uma parcela pequena (1,5%) que é considerada telefanática: nunca fica sem telefone e sente-se vulnerável e estressada sem ele.

Entre as respostas a algumas das perguntas, 27,7% disseram que mantêm o smartphone ao seu alcance durante as 24 horas do dia; 36,8% deixam o celular virado com a tela para cima na mesa, durante o jantar; 30,2% disseram que é 100% provável que levem o aparelho consigo ao usar o banheiro; 76% checam o dispositivo antes de sair da cama; e 44,77% responderam que é provável que olhem o celular quando seus amigos o fazem; mas 41% ignoram quando chega uma mensagem, se estão conversando com alguém.