Dados relevantes a serviço da cidadania
Imagine a seguinte situação: os bancos de sangue estão sofrendo constantemente com problema de desabastecimento, e precisa fazer campanhas para mobilizar doadores. Mas nem sempre quem se disponibiliza a ir aos hemocentros é doador do tipo de sangue que tem maior demanda naquele momento. Sem contar que levar doadores aos hemocentros também é uma tarefa complicada: muitos deixam de ir por diversos motivos, seja falta de tempo ou por dificuldade de locomoção.
E se houvesse uma maneira de conectar pessoas que estão dispostas a doar a alguém que está precisando de sangue do mesmo tipo? Nesse caso, as informações que viabilizariam esse encontro poderiam partir da própria população, com a ajuda de uma ferramenta que "coleta" e faz o cruzamento desses dados. Alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar, em Londrina, estão desenvolvendo um aplicativo que conecta doadores a donatários de sangue. O app, batizado de Sangue Solidário, também pode ser acessado via web. Qualquer pessoa pode se cadastrar e a ferramenta se encarrega de unir o recebedor ao doador compatível. "Às vezes a pessoa tem o sangue mas não pode ir ao hemocentro por falta de tempo ou dificuldade de locomoção", explica Wellington Silvestre, um dos alunos que desenvolveram a solução. O app está em fase de finalização e ficará pronto em março.
Outra maneira de reunir um repositório de dados relevantes para a cidade com a iniciativa da própria população foi o que pensou um grupo de alunos do curso técnico de informática da mesma instituição. Eles idealizaram um site chamado Londrina Melhor - que reunisse informações sobre entidades carentes que precisam de doações, adoção de animais, empregos, documentos perdidos, turismo e reclamações em um só lugar.
Os alunos contam que fizeram, por determinado período, um levantamento sobre os assuntos que mais geraram interesse pelos usuários nas redes sociais e, a partir daí, elencaram os tópicos que fariam parte do Londrina Melhor. A vantagem é que, lá, é possível encontrar essas informações de maneira centralizada e mais organizada. Nas redes sociais, é comum "perder" informações importantes no meio de posts sobre outros assuntos. "O objetivo é centralizar as informações em uma ferramenta prática, rápida e simples", explica Fabio José Nogueira, um dos alunos que desenvolveram o projeto. O site também está em fase de finalização e deverá estar disponível a partir de junho desse ano.
Segundo o professor Wladimir Barros, da Unopar, o que os dois aplicativos têm em comum é o seu caráter colaborativo e o potencial que têm de fazer com que um londrinense ajude o outro. "Com a colaboração dos londrinenses a gente pode ter uma Londrina melhor." (M.F.C.)





