Cyberbanca é lugar para ler e navegar
PUBLICAÇÃO
domingo, 10 de setembro de 2000
Telma Elorza De Londrina 
A primeira cyberbanca de Londrina, com computadores de acesso à Internet por R$ 1,80 a hora, foi inaugurada há pouco mais de 20 dias. A Primabanca.com é uma iniciativa do técnico em informática e empresário do ramo Matias Saul Zagonel, que instalou sua loja no minishopping do Hipermercado Condor.
Segundo Zagonel, a idéia de aliar a Internet ao um comércio tradicional surgiu através dos filmes americanos. Mas ele não queria investir em um restaurante ou lanchonete. A questão é que sempre se aliou Internet com comida nos cybercafés, mas ela pode ser uma grande parceira em qualquer ambiente com fluxo de pessoas, avalia.
Com objetivo de vender os produtos da banca pela Internet também a primeira na cidade a oferecer a opção pelo site www.primabanca.com.br , o empresário calculou que seria interessante juntar as duas atividades. O cyber proporciona um complemento para um negócio que esteja andando em paralelo, diz.
Por enquanto, a Primabanca.com tem apenas dois computadores disponíveis para locação por hora: um iMac e um PC, permanentemente conectados a uma linha dedicada (sistema ligado 24 horas, com velocidade estabilizada e sem congestionamento). Mas Zagonel já providenciou a aquisição de mais um iMac e outro PC, ambos com 500 Mhz, que devem ser instalados nos próximos dias. Escolhi modelos de computadores diferentes para que as pessoas possam ter a oportunidade de conhecer os dois sistemas operacionais, explica.
A intenção de Zagonel é atrair à sua cyberbanca pessoas que, por algum motivo, não tenha acesso à rede mundial de computadores e que precisem acessá-las. Há também pessoas que acham que Internet é um bicho de sete cabeças. Esta é uma forma de fazer um primeiro contato e desmistificar seu uso, diz. Segundo ele, os computadores também poderão ser locados para qualquer tipo de trabalho e usados para testar produtos à venda na loja. Qualquer dificuldade, basta acionar um dos funcionários da Primabanca. Isso é o mais importante. Não basta simplesmente dispor as máquinas e não dar assistência, afirma.
Segundo o empresário, os computadores só não estarão à disposição para jogos e páginas de sexo. Eu quero um ambiente família, voltado para a educação, informação e lazer, afirma.


