Cristal líquido já está ultrapassado
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de fevereiro de 1998
Érika Pelegrino 
ReproduçãoImagens geradas com a tecnologia DLP são mais precisas e naturaisJá está disponível no Norte do Paraná uma nova tecnologia em projetores multimídia: o Processamento Digital de Luz (DLP). Esta tecnologia foi desenvolvida pela Texas Instruments e licenciada para as demais fabricantes. No mercado londrinense e da região os projetores multimídia com tecnologia DLP chegam através da Retrovisa, representante de vendas da fabricante Davis, uma das licenciadas pela Texas Instruments.
Até então os projetores multimídia eram desenvolvidos com tecnologia de Cristal Líquido (LCD). A diferença entre a DLP - a base de chip - e a LCD, segundo Sérgio Tacaki, da Retrovisa, está na qualidade da imagem. Imagens geradas com a tecnologia DLP são mais precisas, naturais, vivas e mais realistas do que as geradas pela tecnologia LCD.
Os projetores multimídia permitem apresentações não somente com imagens gráficas a partir de computadores, mas também com imagens fotográficas, animações e videoclipes. Com isto a qualidade da imagem é cada vez mais importante. A tecnologia DLP permite a mais alta qualidade de imagem possível.
A DLP utiliza luz refletida - e não luz polarizada - o que faz com que as cores sejam mais naturais, muito importante quando estão sendo projetadas imagens fotográficas, paradas ou em movimento. Outra vantagem desta tecnologia é o processo digital de capturação, processamento, armazenagem e transmissão da imagem, o que evita a sua deterioração, ao contrário do processo via tecnologia analógica.
Com esta tecnologia, a imagem captada pelo olho do observador é a mais próxima possível da original, afirma Sérgio Tacaki. As instituições de ensino, grandes empresas, executivos, são o público potencial dos projetores multimídia com tecnologia DLP. Em Londrina algumas instituições de ensino já estão estudando a possibilidade de compra dos equipamentos. Segundo Tacaki, o custo destes projetores, atualmente é de R$ 12 mil. Isto porque eles ainda não estão muito difundidos. Com sua entrada no mercado, a tendência é a redução do preço, avalia Tacaki.


