A orientação médica por telemedicina foi reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) como uma forma de não sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde pública e particular durante a pandemia do Covid-19.

O atendimento on-line, que também está previsto na Resolução CFM nº 1.643/2002, é o foco da Missão Covid. A plataforma que permite que pacientes com sintomas de gripe - que podem levar à suspeita do novo coronavírus - possam tirar dúvidas e agendar consultas com médicos voluntários gratuitamente. Assim, o paciente pode receber orientações de um médico a distância, permanecendo em casa caso os sintomas não se agravem. Do contrário, ele será orientado a procurar uma unidade de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Covid-19: plataforma permite agendar consultas on-line gratuitamente
| Foto: Reprodução

A ferramenta foi idealizada pelos médicos Leandro Rubio (cardiologista) e Raphael Brandão (oncologista), do Médico do Futuro, com o suporte de Cristiano Kanashiro, da consultoria de inovação digital GO.K, e de Carlos Franchi Junior, alto executivo de TI.

Já são mais de 900 médicos cadastrados na Missão Covid. Os interessados nas consultas devem acessar o site missaocovid.com.br, fazer o cadastro e solicitar a consulta, que será feita preferencialmente por chamada de vídeo do WhatsApp.

A plataforma continua aberta a médicos voluntários, que podem se cadastrar pelo link missaocovid.com.br/medico.