Kraw PenasDanosCPD do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc): 90% das empresas são atacadas em todo o mundoNoventa por cento das empresas do todo o mundo, que utilizam correio eletrônico, apresentam contaminação por vírus. Os prejuízos para as grandes corporações são imensuráveis. Para que os empresários e os responsáveis técnicos se conscientizem do problema a Trend Micro do Brasil promove hoje a palestra ‘‘Como Proteger seu Ambiente Contra Novas Ameaças dos Vírus’’.
De acordo com o gerente de marketing da Trend Micro - multinacional especializada em softwares antivírus - Alexandre Debatin, os vírus infectam os micro computadores através do correio eletrônico. ‘‘O uso potencializado da Internet possibilita a infecção muito rapidamente. Os vírus se espalham quando se despacha um arquivo para alguém’’, esclarece.
Os prejuízos começam com o serviço parado, com menor performance das máquinas, as letras se embaralham, alguns parágrafos são suprimidos, e há até comandos de formatação do hard-disk. ‘‘Nesses casos todas as informações se perdem’’, alerta Debatin.
No entanto, segundo ele, as empresas já estão cientes dos transtornos e procuram se prevenir antes dos ataques dos vírus’’. Se isso não for possível os especialistas em antivírus desenvolvem programas que fazem o rastreamento do sistema para identificar quais os vírus atuantes, promovem a limpeza e instalam um programa que impede a instalação dos vírus.
O maior problema para as empresas é quando o vírus é desconhecido. ‘‘Em geral leva-se um tempo para descobrir que os computadores estão infectados. Daí pode ser tarde demais. A bomba está para explodir’’.
Já foram calalogados 12 mil vírus em todo o mundo. As empresas que produzem programas antivírus mantêm informantes internacionais que detectam os vírus e enviam para consultores especializados. ‘‘Os antivírus da Trend são desenvolvidos pelo especialista americano Joe Wells, que atende também a IBM’’, afirma Debatin.
Os hackers - pessoas que usam o conhecimento da informática para fins nocivos - são combatidos no mundo todo. Nos Estados Unidos esta prática é considerada e crime. Em geral, os hackers entram em sistemas, roubam informações confidenciais e transferem dinheiro, só para citar alguns riscos. Há também os engraçadinhos, que enviam mensagens em datas específicas.
A palestra vai ser ministrada pelos gerentes de marketing Alexandre Debatin e o de suporte Fernando Fontão, especialista em antivírus da Trend Micro do Brasil.
Serviço:
‘‘Como Proteger seu Ambiente Contra Novas Ameaças dos Vírus’’.
Local: Voxy Eventos e Empreendimentos
Rua da Glória, 343 - Centro Cívico
(041) 252-5589
das 14h 30 às 17h 30

mockup