Clique Aqui - Rafael Prellwitz
Vikings e
Tecnologia Wireless
Nascido no século 10, um viking chamado Harald Bluetooth foi responsável pela façanha de unificar os reinos nórdicos da Dinamarca e da Noruega. Em homenagem a esse barbudo dente azul, a empresa de telecomunicações Ericsson batizou sua tecnologia de comunicação wireless. Para saber mais sobre a história acessem www.bluetooth.com e cliquem na seção história.
Pneus
No site www.nokiantires.com temos uma aplicação do uso dessa tecnologia que ilustra muito bem o quão revolucionário ela promete ser. Os pneus equipados com chips bluetooth enviam uma mensagem para o celular do proprietário do veículo avisando quando há alguma alteração em sua pressão. Esse é o conceito. Uma interface de comunicação barata que permite a intercomunicação sem a utilização de cabos entre os mais diversos dispositivos.
Consórcio
No início de 1998, cinco companhias líderes nos segmentos de telecom e de produtos eletrônicos Ericsson, IBM, Nokia, Intel e Toshiba formaram um
fórum de estudos para desenvolver a idéia original. Desde esse primeiro grupo, até os dias atuais, mais de 1.300 companhias já se uniram para promover a difusão da tecnologia Bluetooth. Hoje, nomes como HP, 3Com, Lucent, Microsoft e Motorola também fazem parte do grupo.
Como funciona
Os equipamentos equipados com os chips Bluetooth são capazes de se conectar aos seus co-irmãos através de ondas de rádio. A comunicação pode ser feita a distâncias curtas com alcance de 10 metros, mas pode chegar a 100 metros com o uso de amplificadores adequados, além de permitir comunicação entre dispositivos com obstáculos entre si, como paredes, por exemplo. Se a tecnologia decolar mesmo, é bem provável que tenhamos um mundo totalmente plugado, como nunca imaginamos antes.
Aplicações
Ao chegarmos em nossas casas equipadas com os chips do dente azul, podemos ter uma varredura rápida e completa de várias de suas funcionalidades. A geladeira pode me avisar se a minha marca favorita de cerveja está acabando. O forno microondas, por sua vez, me lembra que comerei novamente uma gororoba recém-descongelada. E assim por diante. O que hoje é privilégio exclusivo de milionários como Bill Gates pode rapidamente atingir o público de massa. O preço estimado para se colocar um chip bluetooth em um celular, por exemplo, está na faixa de 20 dólares.
Além das aplicações citadas, outras que já estão disponíveis no mercado. São fone de ouvido/microfone sem fios, mensagens instantâneas, conexão com a Internet sem cabo, troca de documentos eletrônicos, cartões de visitas e sincronização de agendas com outras pessoas que também utilizem a tecnologia.
Críticas e sugestões enviem e-mails para [email protected].





