Albari RosaGilson Fonseca, na área onde vai funcionar a incubadoraO Centro Internacional de Software (Cits) de Curitiba prepara o lançamento de uma incubadora internacional pra empresas de software. Até o final de agosto deve ser divulgado o edital para preenchimento das cinco vagas da incubadora, que vai ficar junto ao Parque Internacional de Software, na Cidade Industrial de Curitiba. ‘‘Terão prioridade empresas que estejam sendo criadas para desenvolver tecnologias que tenham sido criadas em centros de pesquisa ou em empresas maiores’’, diz o coordenador da incubadora, Gilson Fonseca.
A capacidade de exportar os softwares desenvolvidos também é fundamental na seleção. As empresas selecionadas terão apoio operacional, administrativo, técnico e de marketing. O objetivo do Cits é que elas consigam colocar seus produtos no mercado externo.
‘‘Como responsável por levar os softwares brasileiros para a Europa, detectamos que boa parte de novas empresas bem sucedidas são formadas a partir de empresas maiores ou de grandes centros de pesquisa. Por isso vamos priorizar este tipo de empreendimento na incubadora’’, diz Fonseca.
Um projeto já pré-selecionado para a incubadora vai envolver o repasse de tecnologia alemã para uma empresa brasileira, através da GMD, instituição do governo alemão para assuntos de informática. Numa segunda etapa, a GMD pode inclusive colocar recursos financeiros no projeto.
As empresas incubadas vão ratear seus custos fixos e arcar com os custos variáveis, sempre tendo em vista sua capacidade de contribuição e a dos patrocinadores da incubadora. O Cits está tentando envolver na iniciativa empresas e instituições, como Telepar, Celepar, CNPq, Fiep, Sebrae e universidades.
A incubadora internacional vai começar com 220 metros quadrados. Numa segunda etapa, a intenção de Fonseca é ampliar a área disponível e o número de empresas incubadas.

mockup