Califórnia lidera o ensino virtual
Nos últimos anos a educação via eletrônica tem crescido em todas as regiões dos Estado Unidos, mas nada se compara ao que está ocorrendo na Califórnia. Ali foi criada, há dez meses, a Califórnia Virtual University - CVU -, numa iniciativa do governo que uniu um grupo de universidades com suporte técnico de companhias de peso como Sun Microsystems, Cisco Systems, Pacific Bell, International Thompson Publishing e Oracle Corp. Assim, o estado que tem o mais avançado centro tecnológico também se transformou no maior centro de ensino virtual. Quando falamos de uma era da informação, não é apenas uma frase de efeito diz o governador Pete Wilson.
Atualmente são oferecidos eletronicamente 600 cursos em 95 faculdades - pelo menos cem desses cursos da Califórnia Virtual University dão diplomas ou certificados. A maioria deles é na área de Engenharia, de Ciência e Tecnologia, além de Pedagogia, Administração, Saúde, Estudos Ambientais. Orientação Vocacional e Agronomia. Entre as novidades, está sendo oferecido pelo Andrus Gerontology Center da University of Southerm California, o primeiro curso norte-americano de graduação em gerontologia pela Internet, abordando o envelhecimento saudável e a morte.
Apesar de ter sido proposta pelo governo com a finalidade de ser uma ferramenta de marketing para faculdades e como uma maneira de complementar a formação e qualificação de funcionários e empregadores, a Virtual University é dirigida por educadores. Se todos os nossos esforços forem coroados, teremos uma força de trabalho com uma formação melhor e com acesso mais fácil à educação superior - cidadãos habilitados para a sociedade tecnológica que se abate sobre nós, observa Carol Tromlinson Kaesey, membro da CVU Foundation e vice-diretora da universidade da Califórnia. O otimismo é tão grande em relação ao futuro da Virtual University que Jim Highsmith, um dos idealizadores dessa intuição, prevê que em três anos cerca de 240 faculdades estarão integradas a essa central de ensino via telefônica.ReproduçãoCentro
tecnológicoCriada há dez meses, a Califórnia Virtual University oferece eletronicamente 600 cursos em 95 faculdades norte-americanasEdinelson Alves,
Especial para a Folha





