Aprenda a usar o sistema Linux dentro do Windows
Da Redação
Um treinamento completo de utilização do sistema operacional Linux é a proposta do Curso de Linux que está sendo lançado pela H&J. O CD-ROM permite que os usuários, utilizando as ferramentas do Windows, possam através de aulas práticas no próprio computador aprender passo-a-passo como utilizar, através de um ambiente simulado, todos os recursos oferecidos pelo sistema Linux.
A partir da tela de abertura o usuário já poderá encontrar os principais módulos disponíveis no curso. É interessante conhecer a breve história apresentada no CD de como foi criado o Linux a partir do sistema Unix. Durante a apresentação, o usuário já fica sabendo quais as principais aplicações do sistema conhecendo, inclusive, como funciona o kernel, o coração do sistema operacional.
O curso está dividido em capítulos que explicam desde a instalação do OpenLinux 2.3, utilizado como exemplo no curso, até os principais recursos e ferramentas disponíveis no sistema e suas utilizações, tais como conexão via Internet, os principais comandos, arquivos diretórios etc.
Durante a navegação, a interface amigável do curso vai levando o usuário a conhecer todos os ambientes e recursos do Linux. A apresentação é feita através de narração e exemplos, organizados na forma de módulos de acessos, o que facilita o entendimento de cada ponto. Uma vez acessado o módulo da lição, o usuário pode interagir simulando o que estaria fazendo no próprio Linux.
Sempre que estiver utilizando o curso ele irá desenvolvendo a prática e o domínio das principais tarefas, esse aprendizado é facilitado pela apresentação de dicas que muitas vezes indicam os atalhos usados no Linux no dia-a-dia.
Todas as atividades dos módulos podem ser controladas pelo usuário através de uma barra de tarefas, onde o simpático ôpinguinzinho# serve como ícone de passagem para os capítulos. A simulação feita através do ambiente em Windows é perfeita e facilita muito o aprendizado num sistema já conhecido pelo aluno.
Além de ensinar a utilizar o Linux, o curso traz também o software StarOffice 5.0, um excelente substituto do Office, e um CD ROM com o próprio OpenLinux 2.3, que o aluno aprendeu a usar no auto treinamento.
O curso vem em 2 CD ROMs, que incluem os softwares StarOffice e OpenLinux 2.3. Para rodar, exigem PC 486 DX2, 16Mb de RAM,WIN 95, Placa de vídeo, CD-ROM 8x. Necessita 10Mb de espaço livre no HD.
Serviço: Preço sugerido, R$ 79,00. Telefone: (11) 7295-2391. Internet: www.hj.com.br





