Aplicativo implanta ferramenta contra assédio
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
Reportagem Local

A 99, aplicativo de mobilidade urbana da companhia global DiDi Chuxing, lançou um "rastreador de comentários", que identifica automaticamente denúncias de assédio na plataforma. Segundo a empresa, o sistema também já está disponível no Paraná. A ferramenta vasculha as avaliações dos usuários ao final das corridas com o objetivo de identificar os casos com mais agilidade e aumentar a segurança do serviço.
A tecnologia é capaz de identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios. Quando a detecção ocorre, uma equipe especializada faz a checagem dos detalhes da ocorrência e toma as devidas providências, que podem incluir bloqueio e suporte às autoridades policiais na investigação.
O mapeamento de expressões relacionadas a casos de assédio foi desenvolvido em parceria com a consultoria Think Eva, um braço da organização Think Olga, que desenvolve estratégias, projetos e atividades educativas para empresas interessadas em trabalhar igualdade de gênero com profundidade. O sistema vai sendo melhorado automaticamente por meio de inteligência artificial - que aprende novos contextos com o passar do tempo.
Em colaboração com a Think Eva, a 99 desenvolveu ainda um protocolo de atendimento humanizado (que inclui suporte, resolução e acompanhamento) a eventuais vítimas de assédio, preconceito e outras formas de discriminação, disse a companhia. A equipe de segurança foi capacitada dentro de preceitos de feminismo para ser capaz de cuidar dos casos com responsabilidade e conhecimento de causa.
As denúncias também podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança no telefone 0800-888-8999, por meio do qual o usuário pode se informar sobre centros de acolhimento em diversas cidades, que provêm assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino, informou a 99.

