A janela aberta da web
Patrícia Sprada Barbosa, analista de conteúdos da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, acredita que os jovens têm a falsa ideia de que se expõem menos na rede, quando na verdade, ocorre o contrário.
Mesmo para os mais tímidos, a internet é vista como um meio de se expor de forma mais ''segura'', sem o cara a cara da vida real. ''Fotos, vídeos e comentários são ensaios para se colocar melhor na rede. Mas quando coloca alguma coisa na internet, a pessoa ganha uma exposição que não consegue medir'', salienta a gerente de conteúdos da Positivo, Andrea Santana.
O senso de perigo do jovem é aquela que nega que situações de risco podem acontecer com ele também. ''E, na verdade, é muito mais perigoso (a relação na rede) do que na vida real'', Patrícia pontua. Afinal, as características da web encorajam pessoas a praticarem ações criminosas o tempo inteiro sob o escudo do anonimato.
O que os pais e escola precisam fazer, nesse sentido, é falar de situações que acontecem nesse meio para alertar os jovens dos perigos da web. Para a coordenadora pedagógica da Escola Educacional MAF, Alexandra Godinho, na escola, é importante os professores ouvirem o que o aluno sabe e que opinião tem sobre o assunto. Outra dica importante: fazer com que as ideias para a segurança na web partam dos próprios jovens é bem melhor que a imposição. (M.F.C.)





