A Escola de Samba Mocidade Azul foi campeã do Carnaval de Curitiba em 2019. Em segundo lugar ficou a Acadêmicos da Realeza e em terceiro a Enamorados do Samba. A Escola Embaixadores da Alegria subiu para o grupo especial, no lugar da Leões da Mocidade, que no ano que vem desfilará no grupo de acesso. A apuração das notas aconteceu na tarde de segunda-feira (4), no Memorial de Curitiba.

Mocidade Azul é a campeã do Carnaval de Curitiba, trata-se do quinto título da escola que também venceu no ano passado
Mocidade Azul é a campeã do Carnaval de Curitiba, trata-se do quinto título da escola que também venceu no ano passado | Foto: Cido Marques/ FCC/ Divulgação



Este é o quinto título de campeã conquistado pela Mocidade Azul, que também ficou em primeiro lugar em 2018 e neste ano levou para a avenida o enredo "Carnaval é Ubuntu", uma referência à Mãe África, berço da humanidade. Com um samba que empolgou o público durante o desfile, a escola totalizou 179,60 pontos. A vice-campeã Acadêmicos da Realeza recebeu 179 pontos pela apresentação do enredo que conta a história da cachaça. O terceiro lugar ficou com a Enamorados do Samba, que totalizou 175,50 pontos

A apuração começou por volta das 17 horas, com as notas do grupo de acesso. Foram avaliados os quesitos bateria, fantasia, samba-enredo, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, harmonia e conjunto. O corpo de jurados foi formado por 18 personalidades do meio cultural paranaense.

A escolha da escola campeã encerra a programação oficial do Carnaval 2019 em Curitiba. Os desfiles que aconteceram no último final de semana levaram aproximadamente 45 mil pessoas para a Rua Marechal Deodoro, no sábado e domingo (dias 2 e 3), aproximadamente 45 mil pessoas, conforme dados da Fundação Cultural de Curitiba.